O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30515 |
Resumo: | O presente trabalho trata as redes sociais, influenciadores e influenciadoras digitais e feminismo, tendo como objetivo compreender de que forma as influenciadoras digitais feministas conseguem impactar quem as segue, focando a análise na perspetiva dos/as seguidores/as. Para tal, foi usado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados, tratando-se, portanto, de um estudo de natureza quantitativa. O questionário foi desenvolvido e administrado através da plataforma Qualtrics, disponibilizada pelo ISCTE-IUL. A amostra reúne seguidores e seguidoras de influenciadoras digitais feministas na rede social Instagram em Portugal que, voluntariamente, disponibilizaram-se a participar no estudo. Não se tratando de uma amostra representativa da população, não se podem aplicar generalizações a este trabalho. Os resultados obtidos através da análise dos dados mostram que as influenciadoras digitais feministas, seguidas pelas pessoas pertencentes à nossa amostra, podem impactar de forma positiva a sua audiência, face a questões relacionadas com feminismo, através da produção de conteúdo informativo, inspirador e oferecendo recomendações, conseguindo influenciar, também, a opinião e o comportamento do seu público. |
id |
RCAP_3497791b1a0effb969aba515d6e1351d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feministaMedia sociais -- Social mediaInstagramFeminismoInfluenciadores digitais -- Digital influencersFeminismO presente trabalho trata as redes sociais, influenciadores e influenciadoras digitais e feminismo, tendo como objetivo compreender de que forma as influenciadoras digitais feministas conseguem impactar quem as segue, focando a análise na perspetiva dos/as seguidores/as. Para tal, foi usado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados, tratando-se, portanto, de um estudo de natureza quantitativa. O questionário foi desenvolvido e administrado através da plataforma Qualtrics, disponibilizada pelo ISCTE-IUL. A amostra reúne seguidores e seguidoras de influenciadoras digitais feministas na rede social Instagram em Portugal que, voluntariamente, disponibilizaram-se a participar no estudo. Não se tratando de uma amostra representativa da população, não se podem aplicar generalizações a este trabalho. Os resultados obtidos através da análise dos dados mostram que as influenciadoras digitais feministas, seguidas pelas pessoas pertencentes à nossa amostra, podem impactar de forma positiva a sua audiência, face a questões relacionadas com feminismo, através da produção de conteúdo informativo, inspirador e oferecendo recomendações, conseguindo influenciar, também, a opinião e o comportamento do seu público.This work focuses on social media, digital influencers, and feminism, aiming do understand how feminist digital influencers can impact those who follow them, focusing the analysis from the perspective of their followers. To this end, a questionnaire survey was used as a data collection technique, which makes this, therefore, a quantitative study. The questionnaire was developed and administered through the Qualtrics online platform, provided by ISCTE-IUL. The sample brings together followers of feminist digital influencers on the social network Instagram in Portugal who voluntarily made themselves available to participate in this study. As this is not a representative sample of the population, generalizations cannot be applied to this work. The results obtained through data analysis show that feminist digital influencers, followed by people belonging to our sample, can positively impact their audience, facing issues related to feminism, through the creation of informative, inspiring content and offering recommendations, also managing to influence the opinion and behavior of their audience.2024-01-22T15:49:10Z2023-12-18T00:00:00Z2023-12-182023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30515TID:203441869porDomingos, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:19:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:15.950252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
title |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
spellingShingle |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista Domingos, Catarina Media sociais -- Social media Feminismo Influenciadores digitais -- Digital influencers Feminism |
title_short |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
title_full |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
title_fullStr |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
title_full_unstemmed |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
title_sort |
O impacto de influenciadoras digitais do Instagram na luta feminista: A posição dos/as seguidores/as no consumo de conteúdo feminista |
author |
Domingos, Catarina |
author_facet |
Domingos, Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media sociais -- Social media Feminismo Influenciadores digitais -- Digital influencers Feminism |
topic |
Media sociais -- Social media Feminismo Influenciadores digitais -- Digital influencers Feminism |
description |
O presente trabalho trata as redes sociais, influenciadores e influenciadoras digitais e feminismo, tendo como objetivo compreender de que forma as influenciadoras digitais feministas conseguem impactar quem as segue, focando a análise na perspetiva dos/as seguidores/as. Para tal, foi usado o inquérito por questionário como técnica de recolha de dados, tratando-se, portanto, de um estudo de natureza quantitativa. O questionário foi desenvolvido e administrado através da plataforma Qualtrics, disponibilizada pelo ISCTE-IUL. A amostra reúne seguidores e seguidoras de influenciadoras digitais feministas na rede social Instagram em Portugal que, voluntariamente, disponibilizaram-se a participar no estudo. Não se tratando de uma amostra representativa da população, não se podem aplicar generalizações a este trabalho. Os resultados obtidos através da análise dos dados mostram que as influenciadoras digitais feministas, seguidas pelas pessoas pertencentes à nossa amostra, podem impactar de forma positiva a sua audiência, face a questões relacionadas com feminismo, através da produção de conteúdo informativo, inspirador e oferecendo recomendações, conseguindo influenciar, também, a opinião e o comportamento do seu público. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T00:00:00Z 2023-12-18 2023-10 2024-01-22T15:49:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/30515 TID:203441869 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/30515 |
identifier_str_mv |
TID:203441869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137067786043392 |