A imagem do destino turístico Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Micaela Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5484
Resumo: A gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras .
id RCAP_36aa62a18a9b7410c11e9a6d07177f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem do destino turístico PortoMarketing de DestinosPersonalidade da Marca do DestinoImagem do DestinoRedes SociaisPortoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras .ABSTRACT: The management of tourist destination is a challenge for all those who work in the Tourism sector. Changes in consumption behaviour and new ways of tourist communication have made this challenge even greater. The tourist destination image is one of the most studied themes in tourism literature. However it continues to be very central, contributing to a more efficient management of tourist destinations. This study has as its principal objective to measure the image that international tourists have of the Oporto tourist destination. A literature review was carried out about the image of the tourist destination, personality of the destination brand, destination marketing and social media. Questionnaires were given to 200 tourists from 21 countries, who visited the Oporto destination in 2018. The results of the study indicate that international tourists associate Oporto with images of: (1) infrastructures, accessibilities and leisure activities; (2) culture and prestige; (3) hospitality and local culture. At the end, conclusions and suggestions are presented for guidance of future research.Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaAbrantes, José Luís Mendes LoureiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDurães, Micaela Miranda2019-04-15T08:59:38Z2019-04-022018-10-292019-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5484TID:202214575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:07Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:50.456843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem do destino turístico Porto
title A imagem do destino turístico Porto
spellingShingle A imagem do destino turístico Porto
Durães, Micaela Miranda
Marketing de Destinos
Personalidade da Marca do Destino
Imagem do Destino
Redes Sociais
Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A imagem do destino turístico Porto
title_full A imagem do destino turístico Porto
title_fullStr A imagem do destino turístico Porto
title_full_unstemmed A imagem do destino turístico Porto
title_sort A imagem do destino turístico Porto
author Durães, Micaela Miranda
author_facet Durães, Micaela Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Carla Maria Alves da Silva
Abrantes, José Luís Mendes Loureiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Micaela Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de Destinos
Personalidade da Marca do Destino
Imagem do Destino
Redes Sociais
Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing de Destinos
Personalidade da Marca do Destino
Imagem do Destino
Redes Sociais
Porto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras .
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
2019-04-15T08:59:38Z
2019-04-02
2019-04-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5484
TID:202214575
url http://hdl.handle.net/10400.19/5484
identifier_str_mv TID:202214575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130908385607680