Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Patrícia Alexandra Bernardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12188
Resumo: O presente Relatório, denominado Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3.ºCiclo de Diogo de Gouveia, em Beja, tem como base o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo. Neste relatório são apresentadas algumas metodologias teórico-práticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as orientações curriculares seguidas na preparação das aulas bem como na sua execução, as estratégias utilizadas na avaliação das aprendizagens dos alunos, e ainda uma avaliação da prática lectiva levada a cabo ao longo do ano lectivo. Sendo a reflexão um elemento crucial em todo o processo de ensino-aprendizagem, pretendemos apresentar uma componente reflexiva sobre todos os elementos condicionantes no exercício da profissão, tendo sempre em vista uma melhoria na forma como as competências são desenvolvidas no aluno, visando ainda o contributo para a sua formação enquanto indivíduo numa sociedade de pertença. Tendo como suporte o Decreto-Lei n.º241/2001, e partindo dos aspectos referidos anteriormente, serão exploradas cinco áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola, e o desenvolvimento profissional; Abstract: This report, entitled Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2010/2011 at the Secondary and 3. ºcicle Diogo de Gouveia in Beja, is based on the work developed during the school year. In this report we present some theoretical-practical methodologies used in the teaching-learning process and the curricular orientations followed for preparing and giving classes. We also present the strategies used in the evaluation of students and an evaluation of the teaching process carried out throughout the year. Since reflection is a crucial element in the entire teaching-learning process, we want to present a reflexive component of all the constraints of this profession, always taking into account an improvement on the way students develop their skills and the contribution for their formation as individuals in a belonging society. With the Decree-Law 241/2001 as a support and based on the aspect above- mentioned, we will explore five areas: the scientific, pedagogic and didactic preparation; the planning and conducting of classes and the evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; the participation in school and the professional development.
id RCAP_3b9e6869eac9aa74e12b2e603523c9a2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em BejaEnsino-aprendizagemReflexãoAlunoProfessorCurrículoMetodologiasCompetênciasAvaliaçãoFormaçãoEstratégiasTeaching-learningReflectionStudentTeacherCurriculumMethodologiesSkillEvaluationFormationStrategiesO presente Relatório, denominado Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3.ºCiclo de Diogo de Gouveia, em Beja, tem como base o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo. Neste relatório são apresentadas algumas metodologias teórico-práticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as orientações curriculares seguidas na preparação das aulas bem como na sua execução, as estratégias utilizadas na avaliação das aprendizagens dos alunos, e ainda uma avaliação da prática lectiva levada a cabo ao longo do ano lectivo. Sendo a reflexão um elemento crucial em todo o processo de ensino-aprendizagem, pretendemos apresentar uma componente reflexiva sobre todos os elementos condicionantes no exercício da profissão, tendo sempre em vista uma melhoria na forma como as competências são desenvolvidas no aluno, visando ainda o contributo para a sua formação enquanto indivíduo numa sociedade de pertença. Tendo como suporte o Decreto-Lei n.º241/2001, e partindo dos aspectos referidos anteriormente, serão exploradas cinco áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola, e o desenvolvimento profissional; Abstract: This report, entitled Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2010/2011 at the Secondary and 3. ºcicle Diogo de Gouveia in Beja, is based on the work developed during the school year. In this report we present some theoretical-practical methodologies used in the teaching-learning process and the curricular orientations followed for preparing and giving classes. We also present the strategies used in the evaluation of students and an evaluation of the teaching process carried out throughout the year. Since reflection is a crucial element in the entire teaching-learning process, we want to present a reflexive component of all the constraints of this profession, always taking into account an improvement on the way students develop their skills and the contribution for their formation as individuals in a belonging society. With the Decree-Law 241/2001 as a support and based on the aspect above- mentioned, we will explore five areas: the scientific, pedagogic and didactic preparation; the planning and conducting of classes and the evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; the participation in school and the professional development.Universidade de Évora2014-12-30T16:39:34Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12188http://hdl.handle.net/10174/12188porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Marques, Patrícia Alexandra Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.269277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
title Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
Marques, Patrícia Alexandra Bernardo
Ensino-aprendizagem
Reflexão
Aluno
Professor
Currículo
Metodologias
Competências
Avaliação
Formação
Estratégias
Teaching-learning
Reflection
Student
Teacher
Curriculum
Methodologies
Skill
Evaluation
Formation
Strategies
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia, em Beja
author Marques, Patrícia Alexandra Bernardo
author_facet Marques, Patrícia Alexandra Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Patrícia Alexandra Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Reflexão
Aluno
Professor
Currículo
Metodologias
Competências
Avaliação
Formação
Estratégias
Teaching-learning
Reflection
Student
Teacher
Curriculum
Methodologies
Skill
Evaluation
Formation
Strategies
topic Ensino-aprendizagem
Reflexão
Aluno
Professor
Currículo
Metodologias
Competências
Avaliação
Formação
Estratégias
Teaching-learning
Reflection
Student
Teacher
Curriculum
Methodologies
Skill
Evaluation
Formation
Strategies
description O presente Relatório, denominado Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária c/ 3.ºCiclo de Diogo de Gouveia, em Beja, tem como base o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo. Neste relatório são apresentadas algumas metodologias teórico-práticas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as orientações curriculares seguidas na preparação das aulas bem como na sua execução, as estratégias utilizadas na avaliação das aprendizagens dos alunos, e ainda uma avaliação da prática lectiva levada a cabo ao longo do ano lectivo. Sendo a reflexão um elemento crucial em todo o processo de ensino-aprendizagem, pretendemos apresentar uma componente reflexiva sobre todos os elementos condicionantes no exercício da profissão, tendo sempre em vista uma melhoria na forma como as competências são desenvolvidas no aluno, visando ainda o contributo para a sua formação enquanto indivíduo numa sociedade de pertença. Tendo como suporte o Decreto-Lei n.º241/2001, e partindo dos aspectos referidos anteriormente, serão exploradas cinco áreas: a preparação científica, pedagógica e didáctica; a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; a análise da prática de ensino; a participação na escola, e o desenvolvimento profissional; Abstract: This report, entitled Report of Supervised Teaching Practice for the academic year 2010/2011 at the Secondary and 3. ºcicle Diogo de Gouveia in Beja, is based on the work developed during the school year. In this report we present some theoretical-practical methodologies used in the teaching-learning process and the curricular orientations followed for preparing and giving classes. We also present the strategies used in the evaluation of students and an evaluation of the teaching process carried out throughout the year. Since reflection is a crucial element in the entire teaching-learning process, we want to present a reflexive component of all the constraints of this profession, always taking into account an improvement on the way students develop their skills and the contribution for their formation as individuals in a belonging society. With the Decree-Law 241/2001 as a support and based on the aspect above- mentioned, we will explore five areas: the scientific, pedagogic and didactic preparation; the planning and conducting of classes and the evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; the participation in school and the professional development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T16:39:34Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12188
http://hdl.handle.net/10174/12188
url http://hdl.handle.net/10174/12188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540135260160