Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15625 |
Resumo: | Desde a exclusão social vivida pelas pessoas portadoras de deficiência nas civilizações da Antiguidade até ao conceito de Inclusão, têm-se registado inúmeras transformações sociais e políticas, relacionadas com a luta pela igualdade de oportunidades e pelo cumprimento dos Direitos Humanos das mesmas. Também ao nível da Educação estas mudanças são visíveis. Atualmente, é dada uma maior importância ao Ensino Especial e promove-se a Escola Inclusiva, tendo esta evolução possibilitado o gradual aumento do número de estudantes universitários com Necessidades Especiais. A Educação Inclusiva tende a estender-se até ao Ensino Superior, mas continuam a verificar-se ainda situações de isolamento, discriminação e preconceito. Com o presente trabalho, apresenta-se um projeto de construção de um contexto de Inclusão, Participação e Autodeterminação, desenvolvido na Universidade de Aveiro, em conjunto com um grupo de alunos com Necessidades Especiais. |
id |
RCAP_3c35c51764c3bfbc874397a823f34e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superiorCiências da educaçãoInclusão socialNecessidades educativas especiaisEducação especialIntegração escolar - Ensino superiorAutodeterminaçãoDesde a exclusão social vivida pelas pessoas portadoras de deficiência nas civilizações da Antiguidade até ao conceito de Inclusão, têm-se registado inúmeras transformações sociais e políticas, relacionadas com a luta pela igualdade de oportunidades e pelo cumprimento dos Direitos Humanos das mesmas. Também ao nível da Educação estas mudanças são visíveis. Atualmente, é dada uma maior importância ao Ensino Especial e promove-se a Escola Inclusiva, tendo esta evolução possibilitado o gradual aumento do número de estudantes universitários com Necessidades Especiais. A Educação Inclusiva tende a estender-se até ao Ensino Superior, mas continuam a verificar-se ainda situações de isolamento, discriminação e preconceito. Com o presente trabalho, apresenta-se um projeto de construção de um contexto de Inclusão, Participação e Autodeterminação, desenvolvido na Universidade de Aveiro, em conjunto com um grupo de alunos com Necessidades Especiais.Since social exclusion experienced by people with disabilities in the ancient civilizations to the concept of inclusion, there have been numerous social and political transformations, related to the fight for equal opportunities and the accomplishment of their Human Rights. In what concerns to Education these changes are also visible. Today greater importance is given to Special Education and the Inclusive School is promoted, having these developments made possible the gradual increase of the number of university students with Special Needs. Inclusive Education tends to extend up to Higher Education, but there are still situations of isolation, discrimination and prejudice. With this paper, we present a project of creating a context of Inclusion, Participation and Self-Determination, developed at the University of Aveiro, together with a group of students with Special Needs.Universidade de Aveiro2016-05-31T16:40:32Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15625TID:201563053porTraqueia, Ana Filipa Moutela Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:58Zoai:ria.ua.pt:10773/15625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:57.999242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
title |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
spellingShingle |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior Traqueia, Ana Filipa Moutela Marques Ciências da educação Inclusão social Necessidades educativas especiais Educação especial Integração escolar - Ensino superior Autodeterminação |
title_short |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
title_full |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
title_fullStr |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
title_sort |
Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior |
author |
Traqueia, Ana Filipa Moutela Marques |
author_facet |
Traqueia, Ana Filipa Moutela Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Traqueia, Ana Filipa Moutela Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Inclusão social Necessidades educativas especiais Educação especial Integração escolar - Ensino superior Autodeterminação |
topic |
Ciências da educação Inclusão social Necessidades educativas especiais Educação especial Integração escolar - Ensino superior Autodeterminação |
description |
Desde a exclusão social vivida pelas pessoas portadoras de deficiência nas civilizações da Antiguidade até ao conceito de Inclusão, têm-se registado inúmeras transformações sociais e políticas, relacionadas com a luta pela igualdade de oportunidades e pelo cumprimento dos Direitos Humanos das mesmas. Também ao nível da Educação estas mudanças são visíveis. Atualmente, é dada uma maior importância ao Ensino Especial e promove-se a Escola Inclusiva, tendo esta evolução possibilitado o gradual aumento do número de estudantes universitários com Necessidades Especiais. A Educação Inclusiva tende a estender-se até ao Ensino Superior, mas continuam a verificar-se ainda situações de isolamento, discriminação e preconceito. Com o presente trabalho, apresenta-se um projeto de construção de um contexto de Inclusão, Participação e Autodeterminação, desenvolvido na Universidade de Aveiro, em conjunto com um grupo de alunos com Necessidades Especiais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-05-31T16:40:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15625 TID:201563053 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15625 |
identifier_str_mv |
TID:201563053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137559464378368 |