O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84240
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_3e289cd8abb55181f63b99a38e087828
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociaisComunicaçãoEstratégiaRedes sociaisPequenas empresasPlaneamento estratégicoCommunicationStrategySocial networksSmall businessStrategic planningCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)A comunicação representa o presente e o futuro e tem um peso imprescindível na sociedade atual. É um fenómeno e um processo básico para a sobrevivência, uma vez que esta é a base para o bom funcionamento das relações e ainda das empresas, especialmente das de pequena dimensão. As pequenas empresas devem apostar numa comunicação alinhada com a estratégia da mesma, devem planeá-la minuciosamente a fim do seu desenvolvimento e notoriedade. Além disso, o planeamento estratégico da comunicação é extremamente importante no caso das redes sociais, uma vez que é uma forma de, através de baixos custos e poucos recursos humanos, as pequenas empresas criarem a sua identidade e imagem e ainda desenvolverem notoriedade para chegar aos seus clientes e potenciais novos clientes. O presente trabalho apresenta resultados alcançados com base no estágio curricular de três meses realizado na Design Station. Este relatório tem como objetivo central perceber o papel e a importância do planeamento estratégico da comunicação, em particular as redes sociais, na eficácia comunicativa e incremento da notoriedade das pequenas empresas. O tema será debatido e explorado com base na experiência de estágio e também na pesquisa realizada para o desenvolvimento do enquadramento teórico. Tendo em mente este objetivo, foram desenvolvidas entrevistas para explorar a pesquisa.Communication represents the present and the future and has an indispensable weight in today's society. It is a phenomenon and a basic process for survival, since it is the basis for the proper functioning of relationships and even of companies, especially small ones. Small companies must invest in a communication aligned with their strategy, they must plan it thoroughly in order to develop their development and notoriety. Furthermore, strategic planning of communication is extremely important in the case of social networks, since it is a way, with low costs and few human resources, for small businesses to create their identity and image and develop notoriety to reach their customers and potential new customers. This paper presents the results achieved based on the three-month curricular internship carried out at Design Station. The main goal of this report is to understand the role and importance of strategic planning of communication, particularly social networks, in the communicative effectiveness and notoriety increase of small businesses. The theme will be discussed and explored based on the internship experience and also on the research carried out for the development of the theoretical framework. With this goal in mind, interviews were developed to explore the research.Pires, HelenaUniversidade do MinhoLopes, Sara Sofia Oliveira20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84240por203259742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:35.083843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
title O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
spellingShingle O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
Lopes, Sara Sofia Oliveira
Comunicação
Estratégia
Redes sociais
Pequenas empresas
Planeamento estratégico
Communication
Strategy
Social networks
Small business
Strategic planning
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
title_full O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
title_fullStr O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
title_full_unstemmed O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
title_sort O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
author Lopes, Sara Sofia Oliveira
author_facet Lopes, Sara Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sara Sofia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Estratégia
Redes sociais
Pequenas empresas
Planeamento estratégico
Communication
Strategy
Social networks
Small business
Strategic planning
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação
Estratégia
Redes sociais
Pequenas empresas
Planeamento estratégico
Communication
Strategy
Social networks
Small business
Strategic planning
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84240
url https://hdl.handle.net/1822/84240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203259742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132669513039872