O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84240 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_3e289cd8abb55181f63b99a38e087828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociaisComunicaçãoEstratégiaRedes sociaisPequenas empresasPlaneamento estratégicoCommunicationStrategySocial networksSmall businessStrategic planningCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)A comunicação representa o presente e o futuro e tem um peso imprescindível na sociedade atual. É um fenómeno e um processo básico para a sobrevivência, uma vez que esta é a base para o bom funcionamento das relações e ainda das empresas, especialmente das de pequena dimensão. As pequenas empresas devem apostar numa comunicação alinhada com a estratégia da mesma, devem planeá-la minuciosamente a fim do seu desenvolvimento e notoriedade. Além disso, o planeamento estratégico da comunicação é extremamente importante no caso das redes sociais, uma vez que é uma forma de, através de baixos custos e poucos recursos humanos, as pequenas empresas criarem a sua identidade e imagem e ainda desenvolverem notoriedade para chegar aos seus clientes e potenciais novos clientes. O presente trabalho apresenta resultados alcançados com base no estágio curricular de três meses realizado na Design Station. Este relatório tem como objetivo central perceber o papel e a importância do planeamento estratégico da comunicação, em particular as redes sociais, na eficácia comunicativa e incremento da notoriedade das pequenas empresas. O tema será debatido e explorado com base na experiência de estágio e também na pesquisa realizada para o desenvolvimento do enquadramento teórico. Tendo em mente este objetivo, foram desenvolvidas entrevistas para explorar a pesquisa.Communication represents the present and the future and has an indispensable weight in today's society. It is a phenomenon and a basic process for survival, since it is the basis for the proper functioning of relationships and even of companies, especially small ones. Small companies must invest in a communication aligned with their strategy, they must plan it thoroughly in order to develop their development and notoriety. Furthermore, strategic planning of communication is extremely important in the case of social networks, since it is a way, with low costs and few human resources, for small businesses to create their identity and image and develop notoriety to reach their customers and potential new customers. This paper presents the results achieved based on the three-month curricular internship carried out at Design Station. The main goal of this report is to understand the role and importance of strategic planning of communication, particularly social networks, in the communicative effectiveness and notoriety increase of small businesses. The theme will be discussed and explored based on the internship experience and also on the research carried out for the development of the theoretical framework. With this goal in mind, interviews were developed to explore the research.Pires, HelenaUniversidade do MinhoLopes, Sara Sofia Oliveira20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84240por203259742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:35.083843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
title |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
spellingShingle |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais Lopes, Sara Sofia Oliveira Comunicação Estratégia Redes sociais Pequenas empresas Planeamento estratégico Communication Strategy Social networks Small business Strategic planning Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
title_full |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
title_fullStr |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
title_full_unstemmed |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
title_sort |
O planeamento estratégico da comunicação nas pequenas empresas: o papel das redes sociais |
author |
Lopes, Sara Sofia Oliveira |
author_facet |
Lopes, Sara Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Sara Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Estratégia Redes sociais Pequenas empresas Planeamento estratégico Communication Strategy Social networks Small business Strategic planning Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação Estratégia Redes sociais Pequenas empresas Planeamento estratégico Communication Strategy Social networks Small business Strategic planning Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84240 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203259742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132669513039872 |