Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11074 |
Resumo: | O estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano. |
id |
RCAP_3ec9368c3c5409f5d50bd2b1f6bfb2e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020Métodos de treinomodelo de jogoO estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano.The internship was carried out in the under-17 team of Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD in the 2019/2020 sports season, in a season in which the team played in the championship of the 2nd district division of Juniors "B" of the Associação de Futebol de Braga. The main objective of this work, will be to carry out an analysis and evaluation to the team in question, emphasizing the training process and the competition aspect, making a list of what was accomplished in the training sessions and the results obtained in the competitive moments. Throughout the sports season, training and competition indicators were collected, so that the work developed over the season can be exposed and evaluated. Most of the tasks performed during the 82 training sessions until the interruption of the season fall under the specific methods of preparation (59%), in which the exercises by sectors (53%) and the competitive exercises (15%) were performed. the most used, which indicates that situations close to the real context of the game were the most used. Regarding the moments of the game, the most developed was that of the offensive organization (37%), followed by the moment of the defensive organization (23%). A greater focus on the work of the offensive organization certifies the philosophy of the coach and his goals for the team, meeting what was desired by the direction of the club for the echelon. The final considerations in relation to the experiences experienced were as if the game model, the training exercises, the observation and analysis, the leadership capacity of the coach and the work of a technical team, assumes an important role as it contributes to the development individual and consequent development of the group as a team but also contributes to the development of the coach as a professional and human being.2022-03-11T15:58:21Z2021-10-20T00:00:00Z2021-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11074porAlmeida, Ricardo Jorge Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:35.563045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
title |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 Almeida, Ricardo Jorge Lopes Métodos de treino modelo de jogo |
title_short |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
title_full |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
title_sort |
Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020 |
author |
Almeida, Ricardo Jorge Lopes |
author_facet |
Almeida, Ricardo Jorge Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ricardo Jorge Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de treino modelo de jogo |
topic |
Métodos de treino modelo de jogo |
description |
O estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20T00:00:00Z 2021-10-20 2022-03-11T15:58:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11074 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154094333952 |