Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo Jorge Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11074
Resumo: O estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano.
id RCAP_3ec9368c3c5409f5d50bd2b1f6bfb2e2
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020Métodos de treinomodelo de jogoO estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano.The internship was carried out in the under-17 team of Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD in the 2019/2020 sports season, in a season in which the team played in the championship of the 2nd district division of Juniors "B" of the Associação de Futebol de Braga. The main objective of this work, will be to carry out an analysis and evaluation to the team in question, emphasizing the training process and the competition aspect, making a list of what was accomplished in the training sessions and the results obtained in the competitive moments. Throughout the sports season, training and competition indicators were collected, so that the work developed over the season can be exposed and evaluated. Most of the tasks performed during the 82 training sessions until the interruption of the season fall under the specific methods of preparation (59%), in which the exercises by sectors (53%) and the competitive exercises (15%) were performed. the most used, which indicates that situations close to the real context of the game were the most used. Regarding the moments of the game, the most developed was that of the offensive organization (37%), followed by the moment of the defensive organization (23%). A greater focus on the work of the offensive organization certifies the philosophy of the coach and his goals for the team, meeting what was desired by the direction of the club for the echelon. The final considerations in relation to the experiences experienced were as if the game model, the training exercises, the observation and analysis, the leadership capacity of the coach and the work of a technical team, assumes an important role as it contributes to the development individual and consequent development of the group as a team but also contributes to the development of the coach as a professional and human being.2022-03-11T15:58:21Z2021-10-20T00:00:00Z2021-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11074porAlmeida, Ricardo Jorge Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:35.563045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
title Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
spellingShingle Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
Almeida, Ricardo Jorge Lopes
Métodos de treino
modelo de jogo
title_short Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
title_full Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
title_fullStr Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
title_full_unstemmed Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
title_sort Relatório de Estágio no Dumiense Colégio João Paulo II Futebol Sad, no Escalão Juniores B (Sub 17), na Época Desportiva 2019/2020
author Almeida, Ricardo Jorge Lopes
author_facet Almeida, Ricardo Jorge Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo Jorge Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de treino
modelo de jogo
topic Métodos de treino
modelo de jogo
description O estágio foi realizado na equipa de sub-17 do Dumiense Colégio João Paulo II, Futebol SAD na época desportiva de 2019/2020, numa temporada em que a equipa disputou o campeonato da 2ª divisão distrital de Juniores “B” da Associação de Futebol de Braga. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise e avaliação à equipa em questão, dando ênfase ao processo de treino e à vertente competição, fazendo a relação do que foi realizado nas sessões de treino e os resultados obtidos nos momentos competitivos. Ao longo da época desportiva foram recolhidos indicadores de treino e de competição, de modo a que o trabalho desenvolvido ao longo da época pudesse ser exposto e avaliado. A grande parte das tarefas realizadas ao longo das 82 sessões de treino até a interrupção da época enquadram-se nos métodos específicos de preparação (59%), em que os exercícios por setores (53%) e os exercícios competitivos (15%) foram os mais utilizados o que indica que as situações próximas do contexto real do jogo foram as mais utilizadas. Em relação aos momentos de jogo, o mais desenvolvido foi o da organização ofensiva (37%), seguindo-se o momento da organização defensiva (23%). Uma maior incidência no trabalho da organização ofensiva certifica a filosofia do treinador e os seus objetivos para a equipa, indo ao encontro do que era desejado pela direção do clube para o escalão. As considerações finais em relação às vivências experienciadas foram as de que o modelo de jogo, os exercícios de treino, a observação e analise, a capacidade de liderança do treinador e do trabalho de uma equipa técnica, assume um papel importante pois contribui para o desenvolvimento individual e consequente desenvolvimento do grupo enquanto equipa, mas também contribui para o desenvolvimento do treinador enquanto profissional e ser humano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20T00:00:00Z
2021-10-20
2022-03-11T15:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11074
url http://hdl.handle.net/10348/11074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154094333952