Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5014 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária |
id |
RCAP_3f5d5a0f96027fd28c7784457b5b29eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/5014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionaisAutoestimaAutoconceitoRendimento académicoSelf esteemSelf conceptAcademic achievementDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção ComunitáriaO insucesso escolar ainda afeta muitos jovens em Portugal. A autoestima e o autoconceito têm suscitado um forte interesse para a Psicologia da Educação e sempre aliados aos resultados escolares dos alunos, pois são variáveis que podem influenciar esses mesmos resultados. A escolaridade obrigatória trata-se de outro ponto fulcral na motivação para o sucesso académico dos alunos estando esta associada às três variáveis mencionadas no presente estudo. A presente investigação teve como principais objetivos verificar a relação entre o autoconceito, a autoestima e o rendimento escolar em alunos do 11º ano de escolaridade, nos cursos de ciências e tecnologias e nos cursos profissionais de uma instituição privada. Pretendeu-se ainda, analisar a existência de diferenças nas variáveis autoestima, autoconceito e rendimento académico, entre alunos dos dois cursos e entre rapazes e raparigas. A amostra foi constituída por 147 alunos do 11º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado, no concelho de Santa Maria da Feira, em que 98 são alunos do curso de ciências e tecnologias e 49 são alunos dos cursos profissionais, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade (M= 16.3 anos; DP= .619),77 (52.4%) do sexo masculino e 70 (47.6%) do sexo feminino. Foi administrado um questionário sociodemográfico e aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados obtidos neste estudo vão parcialmente de encontro ao que é referido na literatura sobre este tema. Verificou-se uma maior associação de variáveis na perceção da competência escolar e da competência a matemática com o rendimento académico, não tendo sido encontrada uma relação estatisticamente significante entre este e a autoestima; alunos do curso de ciências e tecnologias apresentam rendimento académico ligeiramente superior aos dos cursos profissionais; as raparigas apresentam autoconceito global e rendimento académico superior aos rapazes, e estes, valores de autoestima superiores em relação ao sexo feminino.The school failure still affects many young people in Portugal. Self-esteem and self-concept have sparked a strong interest in the Educational Psychology in association with educational achievement of students. Compulsory schooling, being associated to variables mentioned above, is another core issue in the motivation for the students school success. This study aimed at verify if there was na association between self-concept, self-esteem and academic achievement in students of the 11th grade in sciences and technology courses and professional courses in a private institution. It is intended to further investigate if students of both courses differed in self-esteem, self-concept and academic achievement, and whether there were differences between boys and girls. The sample of 147 students of the 11th grade of a private educational institution from sciences and technology (n=98) and professional courses (n=49) ranged from 16 to 20 years old (M= 16.3 years, SD = .619) 77 (52.4%) male and 70 (47.6%) female. It was designed a socio-demographic questionnaire and the Self Concept and Self-Esteem Scale (Peixoto & Almeida, 1999) was applied to students. Results of this study partially confirm the outcomes reported by the literature on this subject. A major variables association in perception of school competence and mathematical competence with academic yield and has not been found a statistically significant relationship between this and self-esteem; students of sciences and technology have slightly higher academic achievement to the professional courses; girls have higher overall self-concept and academic achievement to boys, and these values greater self-esteem in relation to girls.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Diana Alexandra da Silva2015-12-01T12:25:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5014202184897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:50.854488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
title |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
spellingShingle |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais Oliveira, Diana Alexandra da Silva Autoestima Autoconceito Rendimento académico Self esteem Self concept Academic achievement |
title_short |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
title_full |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
title_fullStr |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
title_full_unstemmed |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
title_sort |
Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionais |
author |
Oliveira, Diana Alexandra da Silva |
author_facet |
Oliveira, Diana Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marinho, Susana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diana Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoestima Autoconceito Rendimento académico Self esteem Self concept Academic achievement |
topic |
Autoestima Autoconceito Rendimento académico Self esteem Self concept Academic achievement |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Psicologia, ramo de Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01T12:25:35Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/5014 202184897 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/5014 |
identifier_str_mv |
202184897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130285146636288 |