Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André L.S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Graça Simões de, Moura, Paulo R.G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45218
Resumo: O presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências).
id RCAP_3f7fcf474aebcd2016ac34d87abda48f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)Recursos DidáticosTécnicas/Tecnologias de EnsinoEnsino de CiênciasDidactic resourcesTechnical / Teaching TechnologiesScience teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências).This article deals with educational methodologies, initially minted as teaching resources in view of its constitution as integral elements of facilitating strategies to relational processes and teaching-learning circumscribed. These elements come to be defended throughout the text as technical and/or teaching technologies. It is, therefore, a theoretical approach grounded by various literatures of the genre, from the perspective of those as joint composition purposes of a qualified teaching plan for education (of science).Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Cruz AltaUniversidade do MinhoSilva, André L.S.Carvalho, Graça Simões deMoura, Paulo R.G.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45218porSilva, A.L.S., Carvalho, G.S., Moura, P.R.G. (2017). Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências). RevInt, 4 (1), 389-4022358-6036http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/4379info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:41:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:41:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
title Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
spellingShingle Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
Silva, André L.S.
Recursos Didáticos
Técnicas/Tecnologias de Ensino
Ensino de Ciências
Didactic resources
Technical / Teaching Technologies
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
title_full Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
title_fullStr Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
title_full_unstemmed Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
title_sort Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
author Silva, André L.S.
author_facet Silva, André L.S.
Carvalho, Graça Simões de
Moura, Paulo R.G.
author_role author
author2 Carvalho, Graça Simões de
Moura, Paulo R.G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André L.S.
Carvalho, Graça Simões de
Moura, Paulo R.G.
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Didáticos
Técnicas/Tecnologias de Ensino
Ensino de Ciências
Didactic resources
Technical / Teaching Technologies
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Recursos Didáticos
Técnicas/Tecnologias de Ensino
Ensino de Ciências
Didactic resources
Technical / Teaching Technologies
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45218
url http://hdl.handle.net/1822/45218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, A.L.S., Carvalho, G.S., Moura, P.R.G. (2017). Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências). RevInt, 4 (1), 389-402
2358-6036
http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/4379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cruz Alta
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cruz Alta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544386005696512