Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45218 |
Resumo: | O presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências). |
id |
RCAP_3f7fcf474aebcd2016ac34d87abda48f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências)Recursos DidáticosTécnicas/Tecnologias de EnsinoEnsino de CiênciasDidactic resourcesTechnical / Teaching TechnologiesScience teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências).This article deals with educational methodologies, initially minted as teaching resources in view of its constitution as integral elements of facilitating strategies to relational processes and teaching-learning circumscribed. These elements come to be defended throughout the text as technical and/or teaching technologies. It is, therefore, a theoretical approach grounded by various literatures of the genre, from the perspective of those as joint composition purposes of a qualified teaching plan for education (of science).Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Cruz AltaUniversidade do MinhoSilva, André L.S.Carvalho, Graça Simões deMoura, Paulo R.G.20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45218porSilva, A.L.S., Carvalho, G.S., Moura, P.R.G. (2017). Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências). RevInt, 4 (1), 389-4022358-6036http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/4379info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:54.477573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
title |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
spellingShingle |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) Silva, André L.S. Recursos Didáticos Técnicas/Tecnologias de Ensino Ensino de Ciências Didactic resources Technical / Teaching Technologies Science teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
title_full |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
title_fullStr |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
title_full_unstemmed |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
title_sort |
Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências) |
author |
Silva, André L.S. |
author_facet |
Silva, André L.S. Carvalho, Graça Simões de Moura, Paulo R.G. |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de Moura, Paulo R.G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André L.S. Carvalho, Graça Simões de Moura, Paulo R.G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Didáticos Técnicas/Tecnologias de Ensino Ensino de Ciências Didactic resources Technical / Teaching Technologies Science teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Recursos Didáticos Técnicas/Tecnologias de Ensino Ensino de Ciências Didactic resources Technical / Teaching Technologies Science teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente artigo trata de metodologias educacionais, cunhadas inicialmente como recursos didáticos, na perspectiva de sua constituição como elementos integrantes de estratégias facilitadoras aos processos relacionais e circunscritos de ensino-aprendizagem. Tais elementos passam a ser defendidos no decorrer do texto como técnicas e/ou tecnologias de ensino. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica embasada por diversas literaturas do gênero, sob uma perspectiva de articulação daquelas como fins de composição de um plano de ensino qualificado para o ensino (de ciências). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45218 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, A.L.S., Carvalho, G.S., Moura, P.R.G. (2017). Articulação entre alfabetização científica, resolução de problemas e pesquisa orientada e mapas conceituais como recursos didáticos qualificadores ao ensino (de ciências). RevInt, 4 (1), 389-402 2358-6036 http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/4379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cruz Alta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cruz Alta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132307066454016 |