Desafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Irene Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18784
Resumo: O presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio.
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