Desafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18784 |
Resumo: | O presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio. |
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Desafios do estagiário na prática de ensino supervisionada em formação musicalFormação musicalPrática de ensino supervisionadaEstagiárioEstagiário-Supervisor-CooperanteMusic educationSupervised teaching practiceInternInter-supervisor-cooperativeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio.The present report, divide in three chapters, it’s part of the course unit of Supervised Teaching Practice. In addition to being the culmination of a cycle of studies, it’s also a work that aims to deepen and question the Supervised Teaching Practice, in order to take the trainee to reflect on his own practices. The first chapter presents the internship pole, the Conservatory of Music of Vila do Conde. In this chapter it’s done a description of this institution, as well of the classes that this internship was developed, including the class observations. The second chapter focuses on the moments of planification and teaching of the classes, an also the evaluation theme. Distance learning stands out in this chapter due to the suspension of face-to-face classes, that marked the school year of 2019/2020, measure implemented to combat the virus Covid-19. In this report it’s presented an investigation project, in chapter three, that contemplates the “Challenges of the intern in Supervised Teaching Practice”. The methodology used in this investigation, analyses interviews done to supervise and/or cooperative teachers, and questionaries done to music theory interns, proceeding a further analysis of the collected data. The data verified that, besides the countless challenges experienced by the interns in the teaching practice, the guiding teachers (cooperative and supervisor) are aware of these challenges and consider them part of the internship process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBorges, Irene Cardoso2021-10-26T11:12:57Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18784TID:202806472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.003638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório, dividido em três capítulos, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Para além de ser um culminar de um ciclo de estudos, é também um trabalho que visa aprofundar e questionar a Prática de Ensino Supervisionada, levando assim o estagiário a refletir acerca das suas práticas. O primeiro capítulo apresenta o polo de estágio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, o Conservatório de Música de Vila do Conde. Neste capítulo é feita uma descrição desta instituição, bem como das turmas onde foi realizado o estágio, englobando também a observação de aulas. O segundo capítulo foca os momentos de planificação e lecionação de aulas, bem como o tema da avaliação. O ensino a distância ganha destaque neste capítulo devido à suspensão das aulas presenciais que marcaram o ano letivo de 2019/2020, medida implementada como combate ao vírus Covid-19. Integra este relatório um projeto de investigação, no capítulo três, que contempla os “Desafios do estagiário na Prática de Ensino Supervisionada em Formação Musical”. Em termos metodológicos procedemos à realização de entrevistas a professores cooperantes e/ou supervisores, e questionários a estagiários em Formação Musical, procedendo à posterior análise dos dados recolhidos. Esses dados permitiram verificar que, apesar dos inúmeros desafios vividos pelos estagiários ao longo da prática pedagógica, os professores orientadores (supervisor e cooperante) estão cientes deles e consideram-nos parte integrante do estágio. |
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