Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rogério Duarte Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23155
Resumo: O presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura.
id RCAP_4063467564d10298f0999a292beb11e4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação MusicalEnsino-aprendizagemExperiênciasMotivaçãoReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura.This internship report aims to tell all my teaching – learning experiences carried out as part of my Supervised Teaching Practice in the school year of 2018/2019, in the second cycle – 5th and 6th grade of schooling. The same represents the peak of the Supervised Teaching Practice, integral part of the Musical Education Teaching Master’s degree in the primary education, at the Superior Education School – Polytechnic Institute of Bragança. My first approach, is the meaning of being a Musical Education teacher, first and foremost doing a introduction at the professor job in general, and right after focusing on the Musical Education teacher. Then, I will presente my supervised teaching practice, reporting my experiences of teaching – learning acquired, explaining on a sequential way the theoretical context which my pedagogic pratice was based, crossing the methodology and the development of it, presenting and emphasising important results achieved, in what concerns the motivation and related students participation for the subject practice of Musical Education. I’ll finish, reflecting about my teaching – learning experiences developed as a trainee teacher of Musical Education, showing a possible way to follow on my future teaching practice.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBPereira, Rogério Duarte Mendes2021-02-03T10:34:40Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23155TID:202596060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.807044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Pereira, Rogério Duarte Mendes
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Musical
Ensino-aprendizagem
Experiências
Motivação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Pereira, Rogério Duarte Mendes
author_facet Pereira, Rogério Duarte Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rogério Duarte Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Educação Musical
Ensino-aprendizagem
Experiências
Motivação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
Educação Musical
Ensino-aprendizagem
Experiências
Motivação
Reflexão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-03T10:34:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23155
TID:202596060
url http://hdl.handle.net/10198/23155
identifier_str_mv TID:202596060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135420900966400