Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23155 |
Resumo: | O presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura. |
id |
RCAP_4063467564d10298f0999a292beb11e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEducação MusicalEnsino-aprendizagemExperiênciasMotivaçãoReflexãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura.This internship report aims to tell all my teaching – learning experiences carried out as part of my Supervised Teaching Practice in the school year of 2018/2019, in the second cycle – 5th and 6th grade of schooling. The same represents the peak of the Supervised Teaching Practice, integral part of the Musical Education Teaching Master’s degree in the primary education, at the Superior Education School – Polytechnic Institute of Bragança. My first approach, is the meaning of being a Musical Education teacher, first and foremost doing a introduction at the professor job in general, and right after focusing on the Musical Education teacher. Then, I will presente my supervised teaching practice, reporting my experiences of teaching – learning acquired, explaining on a sequential way the theoretical context which my pedagogic pratice was based, crossing the methodology and the development of it, presenting and emphasising important results achieved, in what concerns the motivation and related students participation for the subject practice of Musical Education. I’ll finish, reflecting about my teaching – learning experiences developed as a trainee teacher of Musical Education, showing a possible way to follow on my future teaching practice.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBPereira, Rogério Duarte Mendes2021-02-03T10:34:40Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23155TID:202596060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.807044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Pereira, Rogério Duarte Mendes Prática de Ensino Supervisionada Educação Musical Ensino-aprendizagem Experiências Motivação Reflexão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Pereira, Rogério Duarte Mendes |
author_facet |
Pereira, Rogério Duarte Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Maria Isabel Ribeiro de Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rogério Duarte Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Musical Ensino-aprendizagem Experiências Motivação Reflexão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Musical Ensino-aprendizagem Experiências Motivação Reflexão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio visa narrar todas as experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da minha Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo de 2018/2019, no 2.º Ciclo do Ensino Básico 5.º e 6.º ano de escolaridade. O mesmo representa o culminar da Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança. Inicialmente, abordo o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo primeiramente uma introdução à profissão docente no geral, focando de seguida, o professor de Educação Musical. Apresento posteriormente a minha Prática de Ensino Supervisionada, explicando de forma sequencial o contexto teórico sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, apresentando e destacando importantes resultados obtidos, no que diz à respeito à motivação e respetivo envolvimento dos alunos para a prática da disciplina de Educação Musical. Termino, refletindo sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas como professor estagiário de Educação Musical, indicando um possível caminho a seguir na minha prática docente futura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-02-03T10:34:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/23155 TID:202596060 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/23155 |
identifier_str_mv |
TID:202596060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135420900966400 |