Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49490
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.
id RCAP_42ab55ae1a2835abcdd4138a1ffc30b6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbanoPerceção subjetiva de esforçoEducação físicaRelatório finalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.Flôres, FábioRepositório ComumSantos, Inês2024-01-31T19:44:48Z2023-12-202023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49490TID:203496680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T04:15:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:39.236938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
title Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
spellingShingle Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
Santos, Inês
Perceção subjetiva de esforço
Educação física
Relatório final
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
title_full Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
title_fullStr Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
title_full_unstemmed Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
title_sort Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbano
author Santos, Inês
author_facet Santos, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flôres, Fábio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção subjetiva de esforço
Educação física
Relatório final
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perceção subjetiva de esforço
Educação física
Relatório final
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2023-12-20T00:00:00Z
2024-01-31T19:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49490
TID:203496680
url http://hdl.handle.net/10400.26/49490
identifier_str_mv TID:203496680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079723032576