A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10017
Resumo: Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki.
id RCAP_439aabe5cda8cf716572f76b00af0d53
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEBEnsino multimédiaEnsino da escrita: Ensino básico 3º cicloExpressão escritaErros ortográficosLíngua portuguesaEstratégias da aprendizagemWeb 2.0Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki.This study aims at highlighting the potential of wikis as a web 2.0 tool to develop and implement teaching and learning strategies that enable students to improve their writing skills as to the correction of orthographic errors correction in their mother tongue. Thus, based on a theoretical framework, which seeks to frame this study within the research held on writing skills and orthographic errors and the case study as research methodology, an empirical study was developed. It was organized in 4 phases which involved 16 8th grade students and the teacher of Portuguese Language. The 1st Stage (Preliminary study) refers to the first objective defined for this work, i.e. to identify the most common types of errors in texts written by then participants. In the 2nd Stage (Structuring the wiki) and 3rd Stage (Operationalization), oriented according to the second and third objective, the most common types of errors were identified and a strategy for the correction and consequent improvement of writing skills was defined, in which a wiki was designed so that students could collaborate. Finally, in the 4th Stage (Evaluation), it was intended to evaluate the impact of the use of wiki in the development orthographic skills. Finally, in Chapter 5, the most relevant conclusions are put forward, as well as suggestions for future work regarding the use of other teaching and learning strategies based on the wiki.Universidade de Aveiro2013-03-27T16:45:33Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10017porRibeiro, Jaime Manuel Varejãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:21Zoai:ria.ua.pt:10773/10017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:41.735544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
title A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
spellingShingle A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
Ensino multimédia
Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo
Expressão escrita
Erros ortográficos
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Web 2.0
title_short A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
title_full A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
title_fullStr A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
title_full_unstemmed A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
title_sort A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
author Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
author_facet Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jaime Manuel Varejão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo
Expressão escrita
Erros ortográficos
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Web 2.0
topic Ensino multimédia
Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo
Expressão escrita
Erros ortográficos
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Web 2.0
description Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-27T16:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10017
url http://hdl.handle.net/10773/10017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518792212480