O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9967 |
Resumo: | Na sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_4461b3da8474b8b87cf16a9f80fdf3dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básicotrabalho de projeto;1.º Ciclo do ensino básicoNa sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico.In today's society, the difficulties the teacher finds to meet the students’ demands are increasingly evident. Therefore, the methodology of the project work emerges as a pedagogical practice that responds to the interests and needs of students, allowing them to carry out meaningful learning and the acquisition of important skills for life in Society. It is a method of teaching and learning that induces changes in the roles played by teachers and students, becoming the latter the protagonists in the teaching and learning process, under the guidance of the teacher. Given its educational relevance, the project work was implemented in the context of supervised teaching practice, so this report aims to theoretically explore the theme of project work, present and reflect on the practice teaching method in the 1st cycle of basic education.2020-06-16T15:03:37Z2020-05-15T00:00:00Z2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9967porMota, Filipa Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:00.802748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mota, Filipa Oliveira Gonçalves trabalho de projeto; 1.º Ciclo do ensino básico |
title_short |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Mota, Filipa Oliveira Gonçalves |
author_facet |
Mota, Filipa Oliveira Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Filipa Oliveira Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho de projeto; 1.º Ciclo do ensino básico |
topic |
trabalho de projeto; 1.º Ciclo do ensino básico |
description |
Na sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T15:03:37Z 2020-05-15T00:00:00Z 2020-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9967 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137083639463936 |