O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Filipa Oliveira Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9967
Resumo: Na sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico.
id RCAP_4461b3da8474b8b87cf16a9f80fdf3dd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básicotrabalho de projeto;1.º Ciclo do ensino básicoNa sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico.In today's society, the difficulties the teacher finds to meet the students’ demands are increasingly evident. Therefore, the methodology of the project work emerges as a pedagogical practice that responds to the interests and needs of students, allowing them to carry out meaningful learning and the acquisition of important skills for life in Society. It is a method of teaching and learning that induces changes in the roles played by teachers and students, becoming the latter the protagonists in the teaching and learning process, under the guidance of the teacher. Given its educational relevance, the project work was implemented in the context of supervised teaching practice, so this report aims to theoretically explore the theme of project work, present and reflect on the practice teaching method in the 1st cycle of basic education.2020-06-16T15:03:37Z2020-05-15T00:00:00Z2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9967porMota, Filipa Oliveira Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:00.802748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Mota, Filipa Oliveira Gonçalves
trabalho de projeto;
1.º Ciclo do ensino básico
title_short O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O trabalho de projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Mota, Filipa Oliveira Gonçalves
author_facet Mota, Filipa Oliveira Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Filipa Oliveira Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho de projeto;
1.º Ciclo do ensino básico
topic trabalho de projeto;
1.º Ciclo do ensino básico
description Na sociedade atual, são cada vez mais evidentes as dificuldades que o professor encontra para responder às exigências dos alunos. Deste modo, a metodologia de trabalho de projeto surge como uma prática pedagógica que responde aos interesses e às necessidades dos alunos, permitindo-lhes a realização de aprendizagens significativas e a aquisição de competências importantes para a vida em sociedade. Trata-se de um método de ensino e de aprendizagem que induz a mudanças nos papéis desempenhados pelos professores e pelos alunos, passando a ser estes últimos os protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, sob a orientação do professor. Dada a sua relevância educativa, o trabalho de projeto foi implementado em contexto da prática de ensino supervisionada, pelo que o presente relatório tem como objetivos explorar teoricamente a temática do trabalho de projeto, apresentar e refletir sobre a prática deste método de ensino no 1.º Ciclo do ensino básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T15:03:37Z
2020-05-15T00:00:00Z
2020-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9967
url http://hdl.handle.net/10348/9967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137083639463936