Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13663 |
Resumo: | O estágio pedagógico é uma unidade curricular obrigatória para a obtenção do mestrado do curso de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento tem como objetivo descrever, de forma pormenorizada, todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/2023, no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda. O estágio teve incidência em duas turmas do 2º ciclo, uma turma do 3º ciclo e duas do ensino secundário, sendo uma do curso de Ciências e Tecnologias e a outra do curso profissional de Desporto. O primeiro capítulo deste documento relata o trabalho desenvolvido e a intervenção na Escola Básica de Santa Clara, com as turmas do 2º ciclo do ensino básico e na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, com turmas do 3º ciclo do ensino básico e do secundário, ao longo de um ano letivo, iniciado a 12 de setembro e finalizado a 15 de junho. Para além da descrição do trabalho realizado em contexto de lecionação de aulas, é ainda possível encontrar, neste capítulo, todas as atividades desenvolvidas no meio escolar. O segundo capítulo deste relatório diz respeito à componente de Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido um projeto de investigação cujo objetivo foi determinar as motivações que levam os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário à prática de desporto escolar. A realização deste estudo baseou-se na aplicação de um questionário com diversas questões, contemplando adicionalmente a versão portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Pelos resultados junto da população escolar concluiu-se que as motivações mais valorizadas pelos nossos alunos são o desenvolvimento de competências e da forma física. |
id |
RCAP_47358f834a903f4196167d79836197f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto EscolarRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Afonso de AlbuquerqueDesporto EscolarEducação FísicaEstágio PedagógicoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO estágio pedagógico é uma unidade curricular obrigatória para a obtenção do mestrado do curso de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento tem como objetivo descrever, de forma pormenorizada, todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/2023, no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda. O estágio teve incidência em duas turmas do 2º ciclo, uma turma do 3º ciclo e duas do ensino secundário, sendo uma do curso de Ciências e Tecnologias e a outra do curso profissional de Desporto. O primeiro capítulo deste documento relata o trabalho desenvolvido e a intervenção na Escola Básica de Santa Clara, com as turmas do 2º ciclo do ensino básico e na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, com turmas do 3º ciclo do ensino básico e do secundário, ao longo de um ano letivo, iniciado a 12 de setembro e finalizado a 15 de junho. Para além da descrição do trabalho realizado em contexto de lecionação de aulas, é ainda possível encontrar, neste capítulo, todas as atividades desenvolvidas no meio escolar. O segundo capítulo deste relatório diz respeito à componente de Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido um projeto de investigação cujo objetivo foi determinar as motivações que levam os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário à prática de desporto escolar. A realização deste estudo baseou-se na aplicação de um questionário com diversas questões, contemplando adicionalmente a versão portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Pelos resultados junto da população escolar concluiu-se que as motivações mais valorizadas pelos nossos alunos são o desenvolvimento de competências e da forma física.The pedagogical internship is a mandatory curricular unit to obtain a master’s degree in physical education teaching in basic and secondary education. This document aims to describe, in detail, all the work carried out during the 2022/2023 school year, at the Afonso de Albuquerque School Group. The internship focused on teaching classes to two classes in the 2nd cycle, one in the 3rd cycle and two in secondary education – one in the science and technology course and the other in the professional sports course. The first chapter of this document reports the work and the intervention carried out at Escola Básica de Santa Clara, with classes from the 2nd cycle of basic education and at Escola Secundária Afonso de Albuquerque, with classes from the 3rd cycle of basic and secondary education, throughout a school year, starting on September 12th and ending on June 15th. In addition to the description of the work carried out in the context of teaching classes, it is also possible to find in this chapter all the activities developed in the school environment. The second chapter of this report concerns the pedagogical research and innovation component, where a research project was developed, whose objective was to determine the motivations that lead students from the 3rd cycle of basic education and secondary education to practice school sport. The execution of this study was based on the application of a questionnaire with several questions, which included the Motivation Questionnaire for Sports Activities. It was concluded that the motivations most valued by students are the development of skills and physical fitness.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumCarriço, Mónica Paulos2023-11-15T11:36:07Z2023-07-192023-06-302023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/13663TID:203386612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.251047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Afonso de Albuquerque |
title |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
spellingShingle |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar Carriço, Mónica Paulos Desporto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
title_full |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
title_fullStr |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
title_full_unstemmed |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
title_sort |
Motivação dos Alunos que Praticam Desporto Escolar |
author |
Carriço, Mónica Paulos |
author_facet |
Carriço, Mónica Paulos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carriço, Mónica Paulos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Desporto Escolar Educação Física Estágio Pedagógico Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O estágio pedagógico é uma unidade curricular obrigatória para a obtenção do mestrado do curso de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento tem como objetivo descrever, de forma pormenorizada, todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/2023, no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda. O estágio teve incidência em duas turmas do 2º ciclo, uma turma do 3º ciclo e duas do ensino secundário, sendo uma do curso de Ciências e Tecnologias e a outra do curso profissional de Desporto. O primeiro capítulo deste documento relata o trabalho desenvolvido e a intervenção na Escola Básica de Santa Clara, com as turmas do 2º ciclo do ensino básico e na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, com turmas do 3º ciclo do ensino básico e do secundário, ao longo de um ano letivo, iniciado a 12 de setembro e finalizado a 15 de junho. Para além da descrição do trabalho realizado em contexto de lecionação de aulas, é ainda possível encontrar, neste capítulo, todas as atividades desenvolvidas no meio escolar. O segundo capítulo deste relatório diz respeito à componente de Investigação e Inovação Pedagógica, onde foi desenvolvido um projeto de investigação cujo objetivo foi determinar as motivações que levam os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário à prática de desporto escolar. A realização deste estudo baseou-se na aplicação de um questionário com diversas questões, contemplando adicionalmente a versão portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Pelos resultados junto da população escolar concluiu-se que as motivações mais valorizadas pelos nossos alunos são o desenvolvimento de competências e da forma física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T11:36:07Z 2023-07-19 2023-06-30 2023-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13663 TID:203386612 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13663 |
identifier_str_mv |
TID:203386612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136418909388800 |