Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Cristina Pinto Monte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11955
Resumo: Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador.
id RCAP_47c6f66f68f803181de093072a44d501
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioFormação docentePrática educativaCriançaInvestigação-açãoTeacher formationEducational practiceChildInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoApresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador.the learning process that occurred during the pedagogical practice. Also considering itself as a partial requisite for the attainment of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cicle Teaching of Basic schooling, this document portrays the construction of a reflexive and investigative professional attitude, potentialized by the dynamic and cyclical process of observation, planification, action, reflection, and evaluation in practical teaching contexts. In an approximation to the action-investigative methodology, the development of the pedagogical practice, occurring in a systematic manner, to all these processes, provides the teacher conceptual and methodological bases, that help the interpretation and comprehension of the educational action. It is in this (re) construction of values, knowledge and skills that the teacher becomes an agent of change and transformation of the educational act. In consequence of the delineated course in the supervisioned educational practice, based on a methodology that intimately binds theory with practice, the present report, serves as evidence, not only to personal growth and professional mastery, but also, to the children’s development. The centre of intentionality of all the teaching practices, the child, is the co-constructer of its learning process and develops itself in a holistic manner, in interaction with its surroundings having the teacher as its mediator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Ana Cristina Pinto Monte2018-09-13T14:03:44Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11955TID:201978326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:16.882367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Maia, Ana Cristina Pinto Monte
Formação docente
Prática educativa
Criança
Investigação-ação
Teacher formation
Educational practice
Child
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Maia, Ana Cristina Pinto Monte
author_facet Maia, Ana Cristina Pinto Monte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Cristina Pinto Monte
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Prática educativa
Criança
Investigação-ação
Teacher formation
Educational practice
Child
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação docente
Prática educativa
Criança
Investigação-ação
Teacher formation
Educational practice
Child
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13T14:03:44Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11955
TID:201978326
url http://hdl.handle.net/10400.22/11955
identifier_str_mv TID:201978326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131416358813696