Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11955 |
Resumo: | Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador. |
id |
RCAP_47c6f66f68f803181de093072a44d501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioFormação docentePrática educativaCriançaInvestigação-açãoTeacher formationEducational practiceChildInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoApresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador.the learning process that occurred during the pedagogical practice. Also considering itself as a partial requisite for the attainment of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cicle Teaching of Basic schooling, this document portrays the construction of a reflexive and investigative professional attitude, potentialized by the dynamic and cyclical process of observation, planification, action, reflection, and evaluation in practical teaching contexts. In an approximation to the action-investigative methodology, the development of the pedagogical practice, occurring in a systematic manner, to all these processes, provides the teacher conceptual and methodological bases, that help the interpretation and comprehension of the educational action. It is in this (re) construction of values, knowledge and skills that the teacher becomes an agent of change and transformation of the educational act. In consequence of the delineated course in the supervisioned educational practice, based on a methodology that intimately binds theory with practice, the present report, serves as evidence, not only to personal growth and professional mastery, but also, to the children’s development. The centre of intentionality of all the teaching practices, the child, is the co-constructer of its learning process and develops itself in a holistic manner, in interaction with its surroundings having the teacher as its mediator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Ana Cristina Pinto Monte2018-09-13T14:03:44Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11955TID:201978326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:16.882367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Maia, Ana Cristina Pinto Monte Formação docente Prática educativa Criança Investigação-ação Teacher formation Educational practice Child Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Maia, Ana Cristina Pinto Monte |
author_facet |
Maia, Ana Cristina Pinto Monte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ana Cristina Pinto Monte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Prática educativa Criança Investigação-ação Teacher formation Educational practice Child Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação docente Prática educativa Criança Investigação-ação Teacher formation Educational practice Child Investigation-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Apresenta-se o relatório de estágio como um documento que reflete o processo de formação e aprendizagem, desenvolvidos ao longo da prática pedagógica. Considerando-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, este documento retrata a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, potencializada pelo processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação em contextos da prática docente. Numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o desenvolvimento da prática pedagógica, ao recorrer, de uma forma sistemática, a todos estes processos, providencia, ao docente, bases concetuais e metodológicas, capazes de auxiliar a interpretação e compreensão da ação educativa. É nesta (re)construção de valores, conhecimentos e competências que o docente se torna um agente de mudança e transformação do ato educativo. Consequente do percurso delineado na Prática Educativa Supervisionada, assente numa metodologia que liga intimamente a teoria com a prática, o presente relatório, evidência, não só, o crescimento pessoal e profissional da mestranda, mas também, o desenvolvimento das crianças. Centro de toda a intencionalidade da prática docente, a criança é coconstrutora no seu processo de aprendizagem e desenvolve-se de forma holística, em interação com o meio, tendo o docente como seu mediador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13T14:03:44Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11955 TID:201978326 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11955 |
identifier_str_mv |
TID:201978326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131416358813696 |