Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Érica Patrícia Melo Neves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27536
Resumo: Por forma a colmatar lacunas na literatura portuguesa em relação ao eustress e relação pedagógica, este estudo objetivou explorar a relação entre o eustress, burnout, relação pedagógica com professores de matemática que lecionam o 3º Ciclo do ensino básico, e rendimento académico das suas turmas. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo exploratório onde 36 professores de várias escolas responderam a um questionário que compreendia as dimensões sociodemográficas, do eustress, burnout, relação pedagógica e rendimento académico das suas respetivas turmas. A partir da recolha dos dados, foram feitos testes de associação entre as dimensões e comparação de grupos em função do género, burnout e rendimento académico. A partir deste estudo verificou-se que os professores mais novos estão associados a maiores níveis de eustress e burnout, e que a exaustão emocional se encontra associada com menor interdependência entre alunos, o que por sua vez, está associada com menor rendimento académico. Atentando à comparação entre grupos, observou-se igualmente maior falta de realização profissional nas mulheres, menor interdependência entre alunos e negociação em professores que apresentem burnout. Por fim, não se verificaram correlações nem diferenças entre grupos em termos do eustress em função do burnout, ou do Burnout em função do rendimento académico.
id RCAP_496b5c42856f7ec8bc597bee34bf6b84
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º cicloEustressBurnoutRelação pedagógicaRendimento académicoPedagogical relationshipAcademic achievementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdePor forma a colmatar lacunas na literatura portuguesa em relação ao eustress e relação pedagógica, este estudo objetivou explorar a relação entre o eustress, burnout, relação pedagógica com professores de matemática que lecionam o 3º Ciclo do ensino básico, e rendimento académico das suas turmas. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo exploratório onde 36 professores de várias escolas responderam a um questionário que compreendia as dimensões sociodemográficas, do eustress, burnout, relação pedagógica e rendimento académico das suas respetivas turmas. A partir da recolha dos dados, foram feitos testes de associação entre as dimensões e comparação de grupos em função do género, burnout e rendimento académico. A partir deste estudo verificou-se que os professores mais novos estão associados a maiores níveis de eustress e burnout, e que a exaustão emocional se encontra associada com menor interdependência entre alunos, o que por sua vez, está associada com menor rendimento académico. Atentando à comparação entre grupos, observou-se igualmente maior falta de realização profissional nas mulheres, menor interdependência entre alunos e negociação em professores que apresentem burnout. Por fim, não se verificaram correlações nem diferenças entre grupos em termos do eustress em função do burnout, ou do Burnout em função do rendimento académico.On an effort to fill the gaps of the literature regarding eustress and pedagogical relationship, this study aims to explore the relationship between eustress, burnout, pedagogical relationship, and academic achievement, with 3rd Cycle math teacher, and their classes. Hence, a quantitative exploratory study was conducted, where 36 teachers from different schools answered a survey that comprised de socio-demographic aspects, eustress, burnout, pedagogical relationship, and academic achievement of their respective classes. Association and group comparison tests regarding gender, Burnout and academic achievement were made from the data that was colected The results showed that younger teachers are associated with higher levels of eustress and burnout, and that emocional exaustion is associated with less interdependence between studentes, which is associated with worse academic achievement. Regarding the groups comparison, it was equally showed that higher lack of professional achievement amongst women, and lower interdependence between students and negotiation amongst teachers with burnout. Lastly, no correlations or differences between groups were verified when in came to eustress regarding burnout or burnout regarding academic achievement.Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Érica Patrícia Melo Neves de2019-05-02T07:29:48Z2018-07-2520182018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27536TID:202196640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:03.785128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
title Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
spellingShingle Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
Sousa, Érica Patrícia Melo Neves de
Eustress
Burnout
Relação pedagógica
Rendimento académico
Pedagogical relationship
Academic achievement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
title_full Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
title_fullStr Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
title_full_unstemmed Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
title_sort Stress do professor, relação pedagógica e rendimento académico : estudo exploratório em professores de matemática do 3º ciclo
author Sousa, Érica Patrícia Melo Neves de
author_facet Sousa, Érica Patrícia Melo Neves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Érica Patrícia Melo Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Eustress
Burnout
Relação pedagógica
Rendimento académico
Pedagogical relationship
Academic achievement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Eustress
Burnout
Relação pedagógica
Rendimento académico
Pedagogical relationship
Academic achievement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Por forma a colmatar lacunas na literatura portuguesa em relação ao eustress e relação pedagógica, este estudo objetivou explorar a relação entre o eustress, burnout, relação pedagógica com professores de matemática que lecionam o 3º Ciclo do ensino básico, e rendimento académico das suas turmas. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo exploratório onde 36 professores de várias escolas responderam a um questionário que compreendia as dimensões sociodemográficas, do eustress, burnout, relação pedagógica e rendimento académico das suas respetivas turmas. A partir da recolha dos dados, foram feitos testes de associação entre as dimensões e comparação de grupos em função do género, burnout e rendimento académico. A partir deste estudo verificou-se que os professores mais novos estão associados a maiores níveis de eustress e burnout, e que a exaustão emocional se encontra associada com menor interdependência entre alunos, o que por sua vez, está associada com menor rendimento académico. Atentando à comparação entre grupos, observou-se igualmente maior falta de realização profissional nas mulheres, menor interdependência entre alunos e negociação em professores que apresentem burnout. Por fim, não se verificaram correlações nem diferenças entre grupos em termos do eustress em função do burnout, ou do Burnout em função do rendimento académico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2018
2018-07-25T00:00:00Z
2019-05-02T07:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27536
TID:202196640
url http://hdl.handle.net/10400.14/27536
identifier_str_mv TID:202196640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131923719651328