Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12371 |
Resumo: | O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste é apresentada uma reflexão acerca da prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância do Bacelo e na Escola Conde de Vilalva, tendo em conta a forma como nela foram integradas as quatro dimensões contempladas no Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório é constituído por três partes, consistindo a primeira parte num enquadramento teórico, com base nas perspetivas de Bruner acerca da mente das crianças e nos pressupostos das Comunidades de Aprendizagem, que serve de referência à reflexão realizada ao longo de todo o documento. Em todos os aspetos discutidos serão colocados em ênfase os papéis desempenhados pelo aluno e pelo professor no processo de ensino e aprendizagem e em todas as vertentes que lhe estão associadas; ### Abstract: This report reflects the learning journey carried out along the Supervised Teaching Practice in pre-school and in the primary school. This work presents a reflection the educational practice developed at the Jardim de Infância do Bacelo (pre-school) and at the Escola Conde de Vilalva (primary classroom), trying to reveal the way in which the four professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers were integrated. The report consists of three parts: the first part includes a theoretical framework based on Bruner’s perspectives on the minds of children and the pedagogical approach of Learning Communities, which serves as a reference to the reflection carried out throughout the document. This report has a particular focus on the roles played by the student and teacher in processes in classrooms. |
id |
RCAP_4dfe60b0fef7cf52ca7e2f9ecd01ef07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professorO presente relatório reflete o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste é apresentada uma reflexão acerca da prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância do Bacelo e na Escola Conde de Vilalva, tendo em conta a forma como nela foram integradas as quatro dimensões contempladas no Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório é constituído por três partes, consistindo a primeira parte num enquadramento teórico, com base nas perspetivas de Bruner acerca da mente das crianças e nos pressupostos das Comunidades de Aprendizagem, que serve de referência à reflexão realizada ao longo de todo o documento. Em todos os aspetos discutidos serão colocados em ênfase os papéis desempenhados pelo aluno e pelo professor no processo de ensino e aprendizagem e em todas as vertentes que lhe estão associadas; ### Abstract: This report reflects the learning journey carried out along the Supervised Teaching Practice in pre-school and in the primary school. This work presents a reflection the educational practice developed at the Jardim de Infância do Bacelo (pre-school) and at the Escola Conde de Vilalva (primary classroom), trying to reveal the way in which the four professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers were integrated. The report consists of three parts: the first part includes a theoretical framework based on Bruner’s perspectives on the minds of children and the pedagogical approach of Learning Communities, which serves as a reference to the reflection carried out throughout the document. This report has a particular focus on the roles played by the student and teacher in processes in classrooms.Universidade de Évora2015-01-08T14:45:42Z2015-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12371http://hdl.handle.net/10174/12371porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt679Couveiro, Cristel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.171965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor Couveiro, Cristel Martins |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel do aluno e do professor |
author |
Couveiro, Cristel Martins |
author_facet |
Couveiro, Cristel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couveiro, Cristel Martins |
description |
O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste é apresentada uma reflexão acerca da prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância do Bacelo e na Escola Conde de Vilalva, tendo em conta a forma como nela foram integradas as quatro dimensões contempladas no Perfil Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório é constituído por três partes, consistindo a primeira parte num enquadramento teórico, com base nas perspetivas de Bruner acerca da mente das crianças e nos pressupostos das Comunidades de Aprendizagem, que serve de referência à reflexão realizada ao longo de todo o documento. Em todos os aspetos discutidos serão colocados em ênfase os papéis desempenhados pelo aluno e pelo professor no processo de ensino e aprendizagem e em todas as vertentes que lhe estão associadas; ### Abstract: This report reflects the learning journey carried out along the Supervised Teaching Practice in pre-school and in the primary school. This work presents a reflection the educational practice developed at the Jardim de Infância do Bacelo (pre-school) and at the Escola Conde de Vilalva (primary classroom), trying to reveal the way in which the four professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers were integrated. The report consists of three parts: the first part includes a theoretical framework based on Bruner’s perspectives on the minds of children and the pedagogical approach of Learning Communities, which serves as a reference to the reflection carried out throughout the document. This report has a particular focus on the roles played by the student and teacher in processes in classrooms. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-01-08T14:45:42Z 2015-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12371 http://hdl.handle.net/10174/12371 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540132114432 |