Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3545 |
Resumo: | O trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children. |
id |
RCAP_4e18b50c51d56bfe680eb7ca588d24f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPedagogia participativaExperiências de aprendizagemO trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children.Bonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBEsteves, Maria Emília dos Santos Frades2012-02-24T15:24:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:25.284927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Esteves, Maria Emília dos Santos Frades Educação pré-escolar Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Esteves, Maria Emília dos Santos Frades |
author_facet |
Esteves, Maria Emília dos Santos Frades |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Maria Emília dos Santos Frades |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
description |
O trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-24T15:24:17Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3545 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135173200052224 |