A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191 |
Resumo: | Este relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório. |
id |
RCAP_4e44850b02bec2bfcd2fd8408aee2812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitaçãoEnsino reflexivoEnsino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de EstágioEste relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório.This report pursues the explanation of all the process of formation associated to the internship developed in Primary and Secondary School, throughout a semester each, with two classes, one of the first grade and another of the sixth grade. Therefore, this report has the goal to reflect about the path of my personal and professional development as a student of a Master’s degree in Primary and Secondary School and the impact of new methods associated to a double qualification teacher. The teaching experience described in this report has developed in the two teaching contexts referred above. Throughout the report we try to establish a reflective comparison between these two contexts. It’s important to underline that the report´s title has been originated in a complementary study made throughout those two internships, which theme is the causes of insuccess in maths. The goal is to pursue possible strategies that would facilitate to changing the current reality regarding the discipline concerned. Throughout the internship, to reach the goal of improving the learning process, were implemented methodological proceedings associated to active investigation. This report is structured and organized as follows: introduction; chapter I – theoretical framework; chapter II – methodological proceedings; chapter III – organizational context; chapter IV – reflection on the construction of the professionalization; chapter V – concluding remarks; Attachements that are the basics of the report.2012-11-20T15:38:16Z2013-05-20T14:06:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1191porPinho, Sylvieinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.063265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
title |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
spellingShingle |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação Pinho, Sylvie Ensino reflexivo Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio |
title_short |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
title_full |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
title_fullStr |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
title_full_unstemmed |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
title_sort |
A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação |
author |
Pinho, Sylvie |
author_facet |
Pinho, Sylvie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Sylvie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino reflexivo Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio |
topic |
Ensino reflexivo Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio |
description |
Este relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-20T15:38:16Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-20T14:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620916068352 |