A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Sylvie
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191
Resumo: Este relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório.
id RCAP_4e44850b02bec2bfcd2fd8408aee2812
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitaçãoEnsino reflexivoEnsino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de EstágioEste relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório.This report pursues the explanation of all the process of formation associated to the internship developed in Primary and Secondary School, throughout a semester each, with two classes, one of the first grade and another of the sixth grade. Therefore, this report has the goal to reflect about the path of my personal and professional development as a student of a Master’s degree in Primary and Secondary School and the impact of new methods associated to a double qualification teacher. The teaching experience described in this report has developed in the two teaching contexts referred above. Throughout the report we try to establish a reflective comparison between these two contexts. It’s important to underline that the report´s title has been originated in a complementary study made throughout those two internships, which theme is the causes of insuccess in maths. The goal is to pursue possible strategies that would facilitate to changing the current reality regarding the discipline concerned. Throughout the internship, to reach the goal of improving the learning process, were implemented methodological proceedings associated to active investigation. This report is structured and organized as follows: introduction; chapter I – theoretical framework; chapter II – methodological proceedings; chapter III – organizational context; chapter IV – reflection on the construction of the professionalization; chapter V – concluding remarks; Attachements that are the basics of the report.2012-11-20T15:38:16Z2013-05-20T14:06:59Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1191porPinho, Sylvieinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.063265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
title A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
spellingShingle A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
Pinho, Sylvie
Ensino reflexivo
Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio
title_short A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
title_full A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
title_fullStr A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
title_full_unstemmed A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
title_sort A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
author Pinho, Sylvie
author_facet Pinho, Sylvie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Sylvie
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino reflexivo
Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio
topic Ensino reflexivo
Ensino Básico -- 1º e 2º Ciclo -- Relatório de Estágio
description Este relatório de estágio visa explicitar todo o processo de formação envolvido nos estágios de intervenção realizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico, cada um com a duração de um semestre, em duas turmas, ou seja, uma turma do 1º ano de escolaridade e outra do 6º ano de escolaridade. Assim, este relatório visa reflectir sobre o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico e quais as implicações de um profissional com dupla habilitação. A experiência aqui descrita passou pelas duas valências acima referidas, sendo que ao longo do relatório, fazemos uma comparação entre os dois contextos assente numa postura reflexiva. Importa referir que o título do relatório se deve a um estudo complementar que foi realizado ao longo dos dois estágios e cujo tema se trata das causas do insucesso na matemática. Trata-se da busca por possíveis estratégias de mudança que alterem a realidade atual que se vive em redor da área disciplinar em causa. Ao longo do estágio, foram realizados procedimentos metodológicos, com características de investigação-ação, com vista a uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Este relatório encontra-se estruturado e organizado da seguinte forma: introdução; capítulo I – enquadramento teórico; capítulo II – procedimentos metodológicos; capítulo III – contexto organizacional; capítulo IV – reflexão sobre a construção da profissionalização; capítulo V – considerações finais e, por fim os anexos que servem de fundamentação do relatório.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-20T15:38:16Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-20T14:06:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620916068352