Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Martins de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sarmento, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133
Resumo: This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.
id RCAP_50c31cb8dae80a68fa71b1bbaf6c1623
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativoThis article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura.Universidade Católica Portuguesa2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133Gestão e Desenvolvimento; No 17-18 (2010); 141-156Gestão e Desenvolvimento; n. 17-18 (2010); 141-1562184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.17-18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133/124Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria Martins deSarmento, Teresa2022-09-23T15:47:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:28.193296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
title Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
spellingShingle Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
Sousa, Maria Martins de
title_short Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
title_full Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
title_fullStr Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
title_full_unstemmed Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
title_sort Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
author Sousa, Maria Martins de
author_facet Sousa, Maria Martins de
Sarmento, Teresa
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Martins de
Sarmento, Teresa
description This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133/124
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 17-18 (2010); 141-156
Gestão e Desenvolvimento; n. 17-18 (2010); 141-156
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.17-18
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130507389173760