Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133 |
Resumo: | This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature. |
id |
RCAP_50c31cb8dae80a68fa71b1bbaf6c1623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativoThis article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura.Universidade Católica Portuguesa2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133Gestão e Desenvolvimento; No 17-18 (2010); 141-156Gestão e Desenvolvimento; n. 17-18 (2010); 141-1562184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.17-18reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133/124Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria Martins deSarmento, Teresa2022-09-23T15:47:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:28.193296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
spellingShingle |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo Sousa, Maria Martins de |
title_short |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_full |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_fullStr |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_full_unstemmed |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
title_sort |
Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo |
author |
Sousa, Maria Martins de |
author_facet |
Sousa, Maria Martins de Sarmento, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Martins de Sarmento, Teresa |
description |
This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133 |
url |
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133 https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.133 https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/133/124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2010 Maria Martins de Sousa, Teresa Sarmento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento; No 17-18 (2010); 141-156 Gestão e Desenvolvimento; n. 17-18 (2010); 141-156 2184-5638 0872-556X 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.17-18 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130507389173760 |