Tecnologia na prática educativa no ensino básico : revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11577 |
Resumo: | Com este estudo pretendeu-se por um lado, verificar o cenário dos estudos que analisaram as práticas educativas com o uso das tecnologias no ensino básico e por outro propor novas perspetivas/propostas de investigação na área das tecnologias no ensino básico. As dimensões do estudo para a clarificação do cenário foram o número de estudos, a área, os tipos de estudos, os tipos de tecnologias e as estratégias implementadas. Este trabalho começou com uma revisão sistemática da literatura do Departamento de Educação da universidade de Aveiro. Os estudos analisados foram integralmente recolhidos a partir do repositório institucional da Universidade de Aveiro. Relativamente à metodologia de investigação esta foi de natureza qualitativa, com recurso ao método de revisão sistemática. Este estudo foi complementado com entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de recolher informação relevante, que foi considerada menos importante na altura da escrita das teses e dissertações, e que pode ser desta forma acrescentada à literatura desenvolvida sobre esta temática. As entrevistas foram analisadas qualitativamente, com recurso ao software WebQDA e tiveram como objetivo obter uma apreciação dos investigadores que realizaram algumas das investigações, bem como percecionar, hoje, a contribuição e aplicação dos objetivos delineados aquando da investigação. A seleção dos entrevistados teve como critério “não haver repetição de orientador de mestrado”. A análise das 25 dissertações selecionadas pelo método de revisão sistemática, permitiu concluir que a tecnologia implementada em sala de aula para além de permitir uma fácil interação pelo aluno, estimula a criatividade, a concentração, o trabalho colaborativo, a aprendizagem e a autonomia na aprendizagem. |
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