Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre-Banabuiú-Ceará-Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2791 |
Resumo: | A presente dissertação proposita uma investigação científica das práticas pedagógicas desenvolvidas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, em Banabuiú Ceará – Brasil. Tendo a perspectiva de compreender a ocorrência de inovação pedagógica destas práticas, a partir da Pedagogia de Projetos implementada nesta instituição desde 2011. Investigo como acontece a aprendizagem através desta prática, observando as experiências da produção dos projetos de pesquisa, sua construção, apresentação e intervenção social junto a realidade investigada. Busco, todavia, indícios de inovação pedagógica, como ruptura paradigmática. Para tanto discorro sobre a as teorias construtivistas, Piaget; construcionistas, Papert e sócioconstrutivista, Vygotsky da aprendizagem. Seguidamente conceituo a inovação pedagógica à luz dos estudos de Fino e Sousa. Enquanto aporte teórico recorri, também, aos autores: Dewey, Hernández, Lapassade, Toffler entre outros, objetivando um entendimento acerca da escola ao longo da sua trajetória histórica. Como metodologia da investigação, realizei uma pesquisa de natureza etnográfica, eu, pesquisadora imersa no ambiente estudado, desenvolvendo a observação participante ativa, desta forma, realizei um estudo de caso da referida situação onde situei o assunto, busquei um elemento compreensivo que pode responder aos meus anseios. Estive implicada o suficiente para compreender e me apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade. Neste “encontro social” com os átomos sociais e seu contexto cultural, em que o investigador assume papel relevante, fiz os estudos teóricos, analisei documentos, interpretei documentos pedagógicos, estive imersa nesta cultura que se encontra em ponto de ebulição. Com esta experiência de aprendizagem a partir da percepção da existência ou não da inovação pedagógica, observei como os alunos constroem seus conhecimentos e saberes. Identifiquei neste contexto a ocorrência de mudanças paradigmáticas sob a ótica do aluno e compreendendo na itinerância discente ações de protagonismo e se estas configuram-se em inovações pedagógicas e percebi, também que os alunos aprendem a expressarem-se claramente, produzindo textos de diferentes gêneros, com autonomia, embora que alguns destes apresentando uma certa dificuldade, outros mais ousados e competentes. |
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Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre-Banabuiú-Ceará-BrasilAprendizagemPedagogia de projetoInovação pedagógicaEtnografiaLearningProject pedagogyPedagogical innovationEthnography.Faculdade de Ciências SociaisCiências da Educação, especialidade em Inovação PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação proposita uma investigação científica das práticas pedagógicas desenvolvidas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, em Banabuiú Ceará – Brasil. Tendo a perspectiva de compreender a ocorrência de inovação pedagógica destas práticas, a partir da Pedagogia de Projetos implementada nesta instituição desde 2011. Investigo como acontece a aprendizagem através desta prática, observando as experiências da produção dos projetos de pesquisa, sua construção, apresentação e intervenção social junto a realidade investigada. Busco, todavia, indícios de inovação pedagógica, como ruptura paradigmática. Para tanto discorro sobre a as teorias construtivistas, Piaget; construcionistas, Papert e sócioconstrutivista, Vygotsky da aprendizagem. Seguidamente conceituo a inovação pedagógica à luz dos estudos de Fino e Sousa. Enquanto aporte teórico recorri, também, aos autores: Dewey, Hernández, Lapassade, Toffler entre outros, objetivando um entendimento acerca da escola ao longo da sua trajetória histórica. Como metodologia da investigação, realizei uma pesquisa de natureza etnográfica, eu, pesquisadora imersa no ambiente estudado, desenvolvendo a observação participante ativa, desta forma, realizei um estudo de caso da referida situação onde situei o assunto, busquei um elemento compreensivo que pode responder aos meus anseios. Estive implicada o suficiente para compreender e me apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade. Neste “encontro social” com os átomos sociais e seu contexto cultural, em que o investigador assume papel relevante, fiz os estudos teóricos, analisei documentos, interpretei documentos pedagógicos, estive imersa nesta cultura que se encontra em ponto de ebulição. Com esta experiência de aprendizagem a partir da percepção da existência ou não da inovação pedagógica, observei como os alunos constroem seus conhecimentos e saberes. Identifiquei neste contexto a ocorrência de mudanças paradigmáticas sob a ótica do aluno e compreendendo na itinerância discente ações de protagonismo e se estas configuram-se em inovações pedagógicas e percebi, também que os alunos aprendem a expressarem-se claramente, produzindo textos de diferentes gêneros, com autonomia, embora que alguns destes apresentando uma certa dificuldade, outros mais ousados e competentes.This dissertation proposes a scientific investigation of the pedagogical practices developed at the Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, in Banabuiú Ceará - Brazil. With the perspective of understanding the occurrence of pedagogical innovation in these practices, from the Project Pedagogy implemented in this institution since 2011. I investigate how learning occurs through this practice, observing the experiences of the production of research projects, their construction, presentation and intervention with the investigated reality. However, I look for signs of pedagogical innovation, such as a paradigmatic break. To that end, I talk about constructivist theories, Piaget; constructionists, Papert and socio-constructivist, Vygotsky of learning. Then I conceptualize pedagogical innovation in the light of the studies by Fino and Sousa. As a theoretical contribution, I also used the authors: Dewey, Hernández, Lapassade, Toffler, among others, aiming at an understanding about the school along its historical trajectory. As a research methodology, I carried out an ethnographic research, I, a researcher immersed in the studied environment, developing active participant observation, in this way, I carried out a case study of the situation where I placed the subject, I sought a comprehensive element that can answer the questions. my yearnings. I was involved enough to understand and appropriate the culture of the environment, at the same time distanced to have an impartial and neutral view of that reality. In this “social encounter” with the social atoms and their cultural context, in which the researcher takes on a relevant role, I did theoretical studies, analyzed documents, interpreted pedagogical documents, I was immersed in this culture that is at a boiling point. With this learning experience from the perception of the existence or not of pedagogical innovation, I observed how students build their knowledge and knowledge. In this context, I identified the occurrence of paradigmatic changes from the student's perspective and understanding protagonist actions in the student itinerary and if these are configured in pedagogical innovations and I also realized that students learn to express themselves clearly, producing texts of different genres, with autonomy, although some of them present a certain difficulty, others more daring and competent.Fraga, Nuno Miguel da SilvaQueiroz, Zuleide Fernandes deDigitUMaOliveira, Benedita Beserra de2020-06-12T10:29:14Z2019-04-08T00:00:00Z2019-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2791202484998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:36.951719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação proposita uma investigação científica das práticas pedagógicas desenvolvidas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, em Banabuiú Ceará – Brasil. Tendo a perspectiva de compreender a ocorrência de inovação pedagógica destas práticas, a partir da Pedagogia de Projetos implementada nesta instituição desde 2011. Investigo como acontece a aprendizagem através desta prática, observando as experiências da produção dos projetos de pesquisa, sua construção, apresentação e intervenção social junto a realidade investigada. Busco, todavia, indícios de inovação pedagógica, como ruptura paradigmática. Para tanto discorro sobre a as teorias construtivistas, Piaget; construcionistas, Papert e sócioconstrutivista, Vygotsky da aprendizagem. Seguidamente conceituo a inovação pedagógica à luz dos estudos de Fino e Sousa. Enquanto aporte teórico recorri, também, aos autores: Dewey, Hernández, Lapassade, Toffler entre outros, objetivando um entendimento acerca da escola ao longo da sua trajetória histórica. Como metodologia da investigação, realizei uma pesquisa de natureza etnográfica, eu, pesquisadora imersa no ambiente estudado, desenvolvendo a observação participante ativa, desta forma, realizei um estudo de caso da referida situação onde situei o assunto, busquei um elemento compreensivo que pode responder aos meus anseios. Estive implicada o suficiente para compreender e me apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade. Neste “encontro social” com os átomos sociais e seu contexto cultural, em que o investigador assume papel relevante, fiz os estudos teóricos, analisei documentos, interpretei documentos pedagógicos, estive imersa nesta cultura que se encontra em ponto de ebulição. Com esta experiência de aprendizagem a partir da percepção da existência ou não da inovação pedagógica, observei como os alunos constroem seus conhecimentos e saberes. Identifiquei neste contexto a ocorrência de mudanças paradigmáticas sob a ótica do aluno e compreendendo na itinerância discente ações de protagonismo e se estas configuram-se em inovações pedagógicas e percebi, também que os alunos aprendem a expressarem-se claramente, produzindo textos de diferentes gêneros, com autonomia, embora que alguns destes apresentando uma certa dificuldade, outros mais ousados e competentes. |
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