Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2676 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_5414b79c1e175e5226d5593984e81b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEBautorregulação da aprendizagemautonomiapapel do docentecompetências autorregulatóriascontexto educativoself-regulated learningautonomythe teacher’s roleMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório final realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB é constituído pelo meu percurso formativo, assim, contêm as minhas principais experiências e aprendizagens significativas. Posto isto, este relatório encontra-se organizado em três partes. Na primeira parte consta toda a minha ação educativa resumida que foi desenvolvida nas quatro Práticas de Ensino Supervisionada, nos diferentes contextos, sendo eles: creche, jardim de infância e 1º CEB. Nesta parte ficaram descritas as caraterizações dos vários contextos educativos, tal como, os projetos desenvolvidos durante a prática pedagógica estando incluído exemplos de atividades realizadas durante os mesmos, por fim, a reflexão sobre o desenvolvimento profissional. A segunda parte refere-se ao exercício investigativo que se debruça sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º CEB. Nesta parte está inserida a revisão da literatura, as questões de investigação, os objetivos da mesma, as metodologias utilizadas, a análise e apresentação dos resultados e, finalmente, as considerações finais. Será relevante referir que este exercício investigativo contempla três estudos, no primeiro estudo recorreu-se ao instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem (CHILD)1, o segundo estudo procurou analisar e recolher dados junto das crianças sobre a temática com recurso a entrevista com tarefa na identificação de processos na aprendizagem autorregulada2, por fim, o terceiro estudo analisou as respostas de oito docentes sobre o tema em questão, através de entrevistas. Na terceira parte, e última, é referente à reflexão final.This final report is part of the Masters in Preschool Education and Teaching in the First Level of Basic Education, and intends to show my academic path, thus, it contains my main and most meaningful experiences and learning. This report is organized into three parts. The first part includes the summary of my entire teaching activity, which was carried out in the four Supervised Teaching Practices, in their different contexts, namely, kindergarten, preschool, and first level of basic education. In this first part, these educational contexts are described, as well as, the projects carried out during the teaching practice, including examples of activities performed during this practice, and lastly, a reflection on the professional development. The second part refers to the research focused on the promotion of the self-regulation of learning in preschool education and first level basic education. This includes the review of the literature, the research questions, its goals, the methodology used, the analysis and presentation of the results, and the final considerations. It should be noted that this research includes three studies, the first drew on the instrument of support to the teaching practice, the CHILD3, the second study sought to analyze and collect data from children about the theme, through an interview and task, looking to identify the processes of self-regulated learning4, and lastly, the third study analysed the answers of eight teachers in interviews about this topic. The third and last part is the final reflection.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLouro, Maria Cristina Esteves2019-08-21T14:32:14Z2019-06-192019-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2676TID:202272699por202272699info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:55Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:38.546582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
title |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
spellingShingle |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB Louro, Maria Cristina Esteves autorregulação da aprendizagem autonomia papel do docente competências autorregulatórias contexto educativo self-regulated learning autonomy the teacher’s role |
title_short |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
title_full |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
title_fullStr |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
title_sort |
Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB |
author |
Louro, Maria Cristina Esteves |
author_facet |
Louro, Maria Cristina Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louro, Maria Cristina Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autorregulação da aprendizagem autonomia papel do docente competências autorregulatórias contexto educativo self-regulated learning autonomy the teacher’s role |
topic |
autorregulação da aprendizagem autonomia papel do docente competências autorregulatórias contexto educativo self-regulated learning autonomy the teacher’s role |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-21T14:32:14Z 2019-06-19 2019-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2676 TID:202272699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2676 |
identifier_str_mv |
TID:202272699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202272699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036109611008 |