A terceira margem do rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bárbara Mota de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8795
Resumo: O relatório de estágio que se apresenta tem como principal objetivo contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal da professoraestagiária, na medida em que permite revisitar as práticas de ensino adotadas e refletir sobre as mesmas, (re)descobrindo-se, assim, novos e melhores modos de agir. Neste sentido, este relatório é o reflexo do percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Deste percurso salientam-se as aprendizagens realizadas, principalmente no domínio da construção de situações promotoras de aprendizagem, que foram favorecidas pela colaboração entre a mestranda e o outro. Este outro assumiu especial destaque quando se tratou do par pedagógico, uma vez que foi com este que se viveu todas as experiências desta viagem de crescimento e, como tal, foi com este que melhor se conseguiu partilhar as dúvidas e as ideias que fervilhavam. Por sua vez, realça-se a colaboração com os professores supervisores que, num ciclo de supervisão pautado pela exigência, permitiram a concretização de novas aprendizagens. A Prática Educativa Supervisionada foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, através da adoção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Na concretização do processo em espiral de ciclos sucessivos que integrou a planificação, ação, observação e reflexão procurou-se permanentemente uma articulação teoria-prática. Assim, e tendo como eixos orientadores a reflexão e a colaboração, a professora-estagiária foi construindo a sua profissionalidade, com o desejo intrínseco de alcançar o seu maior objetivo: levar a educação a todos e a cada um
id RCAP_54fbd4003f9453254b02c597f0a5c6af
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A terceira margem do rioRelatório de EstágioPrática educativa supervisionadaColaboraçãoInvestigação-açãoDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised educational practiceCollaborationResearch-actionPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se apresenta tem como principal objetivo contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal da professoraestagiária, na medida em que permite revisitar as práticas de ensino adotadas e refletir sobre as mesmas, (re)descobrindo-se, assim, novos e melhores modos de agir. Neste sentido, este relatório é o reflexo do percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Deste percurso salientam-se as aprendizagens realizadas, principalmente no domínio da construção de situações promotoras de aprendizagem, que foram favorecidas pela colaboração entre a mestranda e o outro. Este outro assumiu especial destaque quando se tratou do par pedagógico, uma vez que foi com este que se viveu todas as experiências desta viagem de crescimento e, como tal, foi com este que melhor se conseguiu partilhar as dúvidas e as ideias que fervilhavam. Por sua vez, realça-se a colaboração com os professores supervisores que, num ciclo de supervisão pautado pela exigência, permitiram a concretização de novas aprendizagens. A Prática Educativa Supervisionada foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, através da adoção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Na concretização do processo em espiral de ciclos sucessivos que integrou a planificação, ação, observação e reflexão procurou-se permanentemente uma articulação teoria-prática. Assim, e tendo como eixos orientadores a reflexão e a colaboração, a professora-estagiária foi construindo a sua profissionalidade, com o desejo intrínseco de alcançar o seu maior objetivo: levar a educação a todos e a cada umThis traineeship report's main goal is to contribute to the professional and personal development of the trainee teacher. It allows revisiting the adopted teaching practices and carrying out a reflection on those practices, thus (re)discovering new and better ways of action. For that purpose, this report is the reflection of the journey developed throughout the Supervised Educational Practice. From this journey, one can highlight what was learned particularly in the field of creating situations that promote learning, which were favoured by the collaboration between the masters student and the other. This other had a very important role when we talk about the pedagogical pair because all the experiences in this path were lived together with this team-mate, with whom it was possible to share doubts and bursting ideas. On the other hand, it is important to emphasize the collaboration with the supervising teachers who enabled the implementation of new learnings within a demanding cycle of supervision. The Supervised Educational Practice was carried out according to the research-action methodology, because it promoted an improvement of practices through the use of a reflective and critic attitude towards educational action. In the implementation of the process, in a spiral of successive cycles that integrated planning, action, observation, and reflection, there was a permanent link between theory and practice. Thus, within a framework of reflection and collaboration, the trainee teacher built her professionality, aiming at her greater goal: to take education to each and everyoneInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Bárbara Mota de2016-12-14T11:23:31Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8795TID:201404966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:33.819767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A terceira margem do rio
Relatório de Estágio
title A terceira margem do rio
spellingShingle A terceira margem do rio
Almeida, Bárbara Mota de
Prática educativa supervisionada
Colaboração
Investigação-ação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Collaboration
Research-action
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A terceira margem do rio
title_full A terceira margem do rio
title_fullStr A terceira margem do rio
title_full_unstemmed A terceira margem do rio
title_sort A terceira margem do rio
author Almeida, Bárbara Mota de
author_facet Almeida, Bárbara Mota de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bárbara Mota de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Colaboração
Investigação-ação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Collaboration
Research-action
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Colaboração
Investigação-ação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Collaboration
Research-action
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio que se apresenta tem como principal objetivo contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal da professoraestagiária, na medida em que permite revisitar as práticas de ensino adotadas e refletir sobre as mesmas, (re)descobrindo-se, assim, novos e melhores modos de agir. Neste sentido, este relatório é o reflexo do percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Deste percurso salientam-se as aprendizagens realizadas, principalmente no domínio da construção de situações promotoras de aprendizagem, que foram favorecidas pela colaboração entre a mestranda e o outro. Este outro assumiu especial destaque quando se tratou do par pedagógico, uma vez que foi com este que se viveu todas as experiências desta viagem de crescimento e, como tal, foi com este que melhor se conseguiu partilhar as dúvidas e as ideias que fervilhavam. Por sua vez, realça-se a colaboração com os professores supervisores que, num ciclo de supervisão pautado pela exigência, permitiram a concretização de novas aprendizagens. A Prática Educativa Supervisionada foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, através da adoção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Na concretização do processo em espiral de ciclos sucessivos que integrou a planificação, ação, observação e reflexão procurou-se permanentemente uma articulação teoria-prática. Assim, e tendo como eixos orientadores a reflexão e a colaboração, a professora-estagiária foi construindo a sua profissionalidade, com o desejo intrínseco de alcançar o seu maior objetivo: levar a educação a todos e a cada um
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-14T11:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8795
TID:201404966
url http://hdl.handle.net/10400.22/8795
identifier_str_mv TID:201404966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391773900800