Do ensino à distância ao ensino remoto de emergência: desafios de delimitação conceptual pós-Covid19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20770 |
Resumo: | Neste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentes |
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Do ensino à distância ao ensino remoto de emergência: desafios de delimitação conceptual pós-Covid19Ensino a distânciaEnsino digitalEnsino remoto de emergênciaConceitoTermoDistance educationEmergency remote learningDigital teachingConceptTermNeste artigo, é nosso objetivo apresentar uma breve resenha crítica sobre o conceito de Ensino a Distância (ED) tal como foi definido até à eclosão da Pandemia COVID-19 e confrontá-lo com o conceito de Emergency Remote Teaching (ERT), cunhado por Hodges et al. (2020). Constata-se que as questões de delimitação conceptual no domínio dos paradigmas e modelos de aprendizagem não são um problema recente. Todavia, a necessidade societal de nomeação e de redesenho rápido de modelos improvisados de ensino e aprendizagem levou à divulgação generalizada de terminologia nem sempre precisa. Pretende-se com a nossa reflexão contribuir para uma visão diacrónica demonstrativa de que os conceitos de ED e de ERT apresentam caraterísticas em comum, mas não são equivalentesThis paper aims to present a brief critical review of the concept of Distance Education (DE) as it was defined until the outbreak of the COVID-19 and to confront it with the concept of Emergency Remote Teaching (ERT) coined by Hodges et al. (2020). Clearly, issues of conceptual delimitation within the domain of learning paradigms and models are not a recent problem. However, the societal need to name concepts and the rapid and improvised redesign of teaching and learning models has led to the rapid spread of terminology that is not always accurate. Thus, the aim of our reflection is to contribute to a diachronic view, demonstrating that the concepts of DE and ERT have common characteristics but are not equivalent.Instituto Superior de Administração e Contabilidade do PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro Fernandes, Joana2022-08-16T09:05:13Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20770por2184-710Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:51.846818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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