A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Inês Isabel Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9665
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5852322a4addfdc24475bb8d0594e164
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aulaAtençãoConcentraçãoYogaCálculo mentalAttentionConcentrationMental calculationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma dimensão descritiva e analítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da referida Unidade Curricular e uma dimensão investigativa. Na primeira, procura-se descrever e analisar os períodos de observação e intervenção pedagógica desenvolvidos nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma do 1.º ano, numa instituição privada. No 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 5.º ano, numa instituição pública. Na dimensão investigativa, pretende-se averiguar se exercícios de relaxamento e de respiração característicos do yoga têm influência no desempenho de tarefas de cálculo mental. Sendo a concentração uma condição fundamental para o desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, torna-se essencial determinar estratégias que permitam a concentração em contexto de sala de aula. Para tal, uma vez que as tarefas de cálculo mental parecem exigir um elevado nível de concentração, este estudo tem como objetivo estudar o eventual impacto dos exercícios de relaxamento e de respiração do yoga no desempenho de tarefas de cálculo mental. Assim, foram implementadas tarefas de cálculo mental numa turma de 1.º CEB sendo que, numa primeira fase não houve intervenção externa aos alunos e, numa segunda fase, realizou-se com os alunos exercícios de relaxamento e de respiração previamente à elaboração das tarefas. Para a análise dos resultados foi utilizada a metodologia de desenhos de investigação de sujeito único, de natureza quantitativa, através da qual foi possível verificar relações de causalidade entre as variáveis dependente e independente. Os resultados do estudo sugerem que os exercícios de relaxamento e respiração do yoga têm influência no desempenho dos alunos em tarefas de cálculo mental ainda que, apenas gradualmente.ABSTRACT This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in course of the Master’s Degree on Primary School Teaching. This report presents a descriptive and analytical dimension on the pedagogical practices developed within the scope of the aforementioned Curricular Unit and an investigative dimension. In the first one, i tis intended to describe and analyze the periods of observation and pedagogical intervention developed in the contexts of the First and Second Basic School. In the First Cycle, supervised teaching practice took place in a first year class, at a private institution. In the Second Cycle, it was done with two classes of the fifth year, at a public institution. In the investigative dimension, it is sought to determine if relaxation and breathing exercises characteristic of yoga influence the performance of mental calculation tasks. Since concentration is a fundamental condition for the development of classroom work, it becomes essential to determine strategies that allow concentration in the classroom context. To this end, since mental calculus tasks seem to require a high level of concentration, this study aims to study the possible impact of yoga relaxation and breathing exercises in the performance of mental calculation tasks. Thus, mental calculation tasks were implemented in a group of First Cycle, and in the first phase there was no external intervention to the students and, in a second phase, the students performed relaxation and breathing exercises prior to the task elaboration . For the analysis of the results, the methodology of single subject investigation drawings was used, through which it was possible to verify causal relations between the dependent and independent variables. The results of the study suggest that yoga relaxation and breathing exercises influence the performance of students in mental calculus tasks, although only gradually.Almeida, TiagoRCIPLMendonça, Inês Isabel Vaz2019-03-07T11:21:28Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9665TID:202055264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.741845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
title A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
spellingShingle A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
Mendonça, Inês Isabel Vaz
Atenção
Concentração
Yoga
Cálculo mental
Attention
Concentration
Mental calculation
title_short A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
title_full A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
title_fullStr A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
title_full_unstemmed A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
title_sort A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
author Mendonça, Inês Isabel Vaz
author_facet Mendonça, Inês Isabel Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Inês Isabel Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Concentração
Yoga
Cálculo mental
Attention
Concentration
Mental calculation
topic Atenção
Concentração
Yoga
Cálculo mental
Attention
Concentration
Mental calculation
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-07T11:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9665
TID:202055264
url http://hdl.handle.net/10400.21/9665
identifier_str_mv TID:202055264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133445804261376