A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9665 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_5852322a4addfdc24475bb8d0594e164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9665 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aulaAtençãoConcentraçãoYogaCálculo mentalAttentionConcentrationMental calculationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este apresenta uma dimensão descritiva e analítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da referida Unidade Curricular e uma dimensão investigativa. Na primeira, procura-se descrever e analisar os períodos de observação e intervenção pedagógica desenvolvidos nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma do 1.º ano, numa instituição privada. No 2.º CEB, decorreu em duas turmas do 5.º ano, numa instituição pública. Na dimensão investigativa, pretende-se averiguar se exercícios de relaxamento e de respiração característicos do yoga têm influência no desempenho de tarefas de cálculo mental. Sendo a concentração uma condição fundamental para o desenvolvimento de trabalhos em sala de aula, torna-se essencial determinar estratégias que permitam a concentração em contexto de sala de aula. Para tal, uma vez que as tarefas de cálculo mental parecem exigir um elevado nível de concentração, este estudo tem como objetivo estudar o eventual impacto dos exercícios de relaxamento e de respiração do yoga no desempenho de tarefas de cálculo mental. Assim, foram implementadas tarefas de cálculo mental numa turma de 1.º CEB sendo que, numa primeira fase não houve intervenção externa aos alunos e, numa segunda fase, realizou-se com os alunos exercícios de relaxamento e de respiração previamente à elaboração das tarefas. Para a análise dos resultados foi utilizada a metodologia de desenhos de investigação de sujeito único, de natureza quantitativa, através da qual foi possível verificar relações de causalidade entre as variáveis dependente e independente. Os resultados do estudo sugerem que os exercícios de relaxamento e respiração do yoga têm influência no desempenho dos alunos em tarefas de cálculo mental ainda que, apenas gradualmente.ABSTRACT This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in course of the Master’s Degree on Primary School Teaching. This report presents a descriptive and analytical dimension on the pedagogical practices developed within the scope of the aforementioned Curricular Unit and an investigative dimension. In the first one, i tis intended to describe and analyze the periods of observation and pedagogical intervention developed in the contexts of the First and Second Basic School. In the First Cycle, supervised teaching practice took place in a first year class, at a private institution. In the Second Cycle, it was done with two classes of the fifth year, at a public institution. In the investigative dimension, it is sought to determine if relaxation and breathing exercises characteristic of yoga influence the performance of mental calculation tasks. Since concentration is a fundamental condition for the development of classroom work, it becomes essential to determine strategies that allow concentration in the classroom context. To this end, since mental calculus tasks seem to require a high level of concentration, this study aims to study the possible impact of yoga relaxation and breathing exercises in the performance of mental calculation tasks. Thus, mental calculation tasks were implemented in a group of First Cycle, and in the first phase there was no external intervention to the students and, in a second phase, the students performed relaxation and breathing exercises prior to the task elaboration . For the analysis of the results, the methodology of single subject investigation drawings was used, through which it was possible to verify causal relations between the dependent and independent variables. The results of the study suggest that yoga relaxation and breathing exercises influence the performance of students in mental calculus tasks, although only gradually.Almeida, TiagoRCIPLMendonça, Inês Isabel Vaz2019-03-07T11:21:28Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9665TID:202055264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.741845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
title |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
spellingShingle |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula Mendonça, Inês Isabel Vaz Atenção Concentração Yoga Cálculo mental Attention Concentration Mental calculation |
title_short |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
title_full |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
title_fullStr |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
title_sort |
A influência do yoga na atenção dos alunos em sala de aula |
author |
Mendonça, Inês Isabel Vaz |
author_facet |
Mendonça, Inês Isabel Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Inês Isabel Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Concentração Yoga Cálculo mental Attention Concentration Mental calculation |
topic |
Atenção Concentração Yoga Cálculo mental Attention Concentration Mental calculation |
description |
Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-20 2018-07-20T00:00:00Z 2019-03-07T11:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9665 TID:202055264 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9665 |
identifier_str_mv |
TID:202055264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133445804261376 |