A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Raquel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e tem como principal objetivo demonstrar a experiência vivenciada no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este relatório apresenta uma breve descrição sobre o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária e retrata a experiência vivida nestes dois contextos como profissional da educação reflexiva com dupla habilitação. A observação, a planificação, o agir, e o avaliar constituíram etapas fundamentais para que todo o desenvolvimento da prática profissional fosse conseguido. Foi essencial refletir sobre o papel que o educador/professor deve assumir durante a sua intervenção e a importância de articular estas duas valências. Para tal foram articulados diversos conceitos, teorias e estratégias de forma a desenvolver a criança em todas as áreas e domínios, proporcionar-lhes assim uma educação de qualidade. Por último é apresentado no relatório uma conclusão do trabalho efetuado, realçando os aspetos importantes da experiência e o crescimento sentido como pessoa e profissional pois esta experiência foi sem dúvida fundamental para a aquisição de competências fundamentais para o exercício da profissão.ABSTRACT This report was prepared as part of the Master’s Degree in Pre-primary education and Primary education held at Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and aims to demonstrate the experience lived during the internship in Pre-primary education and Primary education. Thus, this report presents a brief description of the personal and professional development of the intern and portrays the experience in these two contexts as professional of reflective education with double qualification. The observation, planning, action and evaluation were key steps for the development of the professional practice. It was essential to reflect on the role that the educator / teacher should take during his performance and the importance of linking these two aspects. Several concepts, theories and strategies were articulated in order to develop the child in all areas and domains, thus providing them a quality education. Finally the report presents a conclusion of the work performed, highlighting the important aspects of the experience and growth as a person and professional as this experience was undoubtedly essential to the acquisition of basic skills for the profession.
id RCAP_58767421e9a0ff52024e857dcc9ae69e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaProfessor reflexivoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e tem como principal objetivo demonstrar a experiência vivenciada no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este relatório apresenta uma breve descrição sobre o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária e retrata a experiência vivida nestes dois contextos como profissional da educação reflexiva com dupla habilitação. A observação, a planificação, o agir, e o avaliar constituíram etapas fundamentais para que todo o desenvolvimento da prática profissional fosse conseguido. Foi essencial refletir sobre o papel que o educador/professor deve assumir durante a sua intervenção e a importância de articular estas duas valências. Para tal foram articulados diversos conceitos, teorias e estratégias de forma a desenvolver a criança em todas as áreas e domínios, proporcionar-lhes assim uma educação de qualidade. Por último é apresentado no relatório uma conclusão do trabalho efetuado, realçando os aspetos importantes da experiência e o crescimento sentido como pessoa e profissional pois esta experiência foi sem dúvida fundamental para a aquisição de competências fundamentais para o exercício da profissão.ABSTRACT This report was prepared as part of the Master’s Degree in Pre-primary education and Primary education held at Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and aims to demonstrate the experience lived during the internship in Pre-primary education and Primary education. Thus, this report presents a brief description of the personal and professional development of the intern and portrays the experience in these two contexts as professional of reflective education with double qualification. The observation, planning, action and evaluation were key steps for the development of the professional practice. It was essential to reflect on the role that the educator / teacher should take during his performance and the importance of linking these two aspects. Several concepts, theories and strategies were articulated in order to develop the child in all areas and domains, thus providing them a quality education. Finally the report presents a conclusion of the work performed, highlighting the important aspects of the experience and growth as a person and professional as this experience was undoubtedly essential to the acquisition of basic skills for the profession.2014-05-15T10:51:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1390TID:201459418porLucas, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.037417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
title A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
Lucas, Raquel
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Professor reflexivo
title_short A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
title_sort A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
author Lucas, Raquel
author_facet Lucas, Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Professor reflexivo
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e tem como principal objetivo demonstrar a experiência vivenciada no decorrer do estágio em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este relatório apresenta uma breve descrição sobre o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária e retrata a experiência vivida nestes dois contextos como profissional da educação reflexiva com dupla habilitação. A observação, a planificação, o agir, e o avaliar constituíram etapas fundamentais para que todo o desenvolvimento da prática profissional fosse conseguido. Foi essencial refletir sobre o papel que o educador/professor deve assumir durante a sua intervenção e a importância de articular estas duas valências. Para tal foram articulados diversos conceitos, teorias e estratégias de forma a desenvolver a criança em todas as áreas e domínios, proporcionar-lhes assim uma educação de qualidade. Por último é apresentado no relatório uma conclusão do trabalho efetuado, realçando os aspetos importantes da experiência e o crescimento sentido como pessoa e profissional pois esta experiência foi sem dúvida fundamental para a aquisição de competências fundamentais para o exercício da profissão.ABSTRACT This report was prepared as part of the Master’s Degree in Pre-primary education and Primary education held at Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and aims to demonstrate the experience lived during the internship in Pre-primary education and Primary education. Thus, this report presents a brief description of the personal and professional development of the intern and portrays the experience in these two contexts as professional of reflective education with double qualification. The observation, planning, action and evaluation were key steps for the development of the professional practice. It was essential to reflect on the role that the educator / teacher should take during his performance and the importance of linking these two aspects. Several concepts, theories and strategies were articulated in order to develop the child in all areas and domains, thus providing them a quality education. Finally the report presents a conclusion of the work performed, highlighting the important aspects of the experience and growth as a person and professional as this experience was undoubtedly essential to the acquisition of basic skills for the profession.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15T10:51:13Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390
TID:201459418
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1390
identifier_str_mv TID:201459418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621989810176