Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11200 |
Resumo: | Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
id |
RCAP_591adb1f228f793f1f5ffe6304a8280d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11200 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICEstratégias de estudoEstratégias de ensinoICTLearning strategiesTeaching strategiesODS::04:Educação de QualidadeAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.In this paper we analyze the use that is given to Moodle Platform in Portugal. Analyzing what are the more widespread uses of this platform in terms of literature, we confront the use given to it in our country. This study integrates information from one research project with 2674 students and 324 teachers. Both the students and the teachers were interviewed in a deep way about the use they do of the Moodle Platform. In terms of results, we find that although the Moodle Platform is already widespread among us, however, its use is essentially limited to the completion of traditional classes merely serving to put information. Other more ambitious features of Moodle are still extremely rare for reasons that we present and problematize.Repositório AbertoDias, Paulo CoelhoAlves, Nuno de AlmeidaAbrantes, PedroRodrigues, Carla F.2021-10-04T12:48:33Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11200por0873-652910.7458/SPP20168131452182-7907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:38.554740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
spellingShingle |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal Dias, Paulo Coelho Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT Learning strategies Teaching strategies ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_fullStr |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_sort |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
author |
Dias, Paulo Coelho |
author_facet |
Dias, Paulo Coelho Alves, Nuno de Almeida Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla F. |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Nuno de Almeida Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo Coelho Alves, Nuno de Almeida Abrantes, Pedro Rodrigues, Carla F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT Learning strategies Teaching strategies ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT Learning strategies Teaching strategies ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2021-10-04T12:48:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11200 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 10.7458/SPP2016813145 2182-7907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135094462480384 |