Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cátia Sofia Zeverino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/759
Resumo: Esta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno.
id RCAP_5c21f7d941f26dceceb5ac0c5942f30b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º anoOrtografiaInvestigaçãoIntervençãoErroEscritaEsta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:20:31Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/759porCosta, Cátia Sofia Zeverinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:39Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.624774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
title Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
spellingShingle Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
Costa, Cátia Sofia Zeverino
Ortografia
Investigação
Intervenção
Erro
Escrita
title_short Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
title_full Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
title_fullStr Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
title_full_unstemmed Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
title_sort Dificuldades ortográficas no 1º ciclo: o caso de um aluno de 4º ano
author Costa, Cátia Sofia Zeverino
author_facet Costa, Cátia Sofia Zeverino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cátia Sofia Zeverino
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Investigação
Intervenção
Erro
Escrita
topic Ortografia
Investigação
Intervenção
Erro
Escrita
description Esta dissertação surgiu da observação realizada pela investigadora na prática pedagógica numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo compreender as dificuldades no domínio da ortografia, no caso específico de um aluno, uma vez que este, no contexto da turma, era quem apresentava dificuldades ortográficas mais evidentes. Trata-se de uma investigação que adotou o modelo de investigação para ação e por isso obedeceu a um conjunto de fases que se desenvolveram de forma contínua e que, basicamente, se resumem nesta sequência: planificação, ação, observação e reflexão. Neste estudo, para além do aluno, participaram também a investigadora e a professora titular da turma. Foram feitos alguns registos (escritos e de observação) que permitiram identificar as lacunas existentes, possibilitando que fosse feita a análise das competências necessárias à aquisição da escrita e face a isso com base em dados recolhidos e devidamente analisados, delineou-se um conjunto de estratégias com vista a combater as lacunas detetadas provenientes das dificuldades do aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:20:31Z
2015-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/759
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858056388608