Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobão, Regina Célia Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1869
Resumo: A pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.
id RCAP_6142c54c7682e15ba819a22ac646f1e8
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aulaAprendizagemCooperaçãoEtnografiaInovaçãoIntervençãoLearningCooperationEthnographyInnovationInterventionCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.The research that incurs on cooperative learning in a Freshman Year class of High School at a public school in the urban area of Pentecoste, in Ceará, investigates and describes the work of students in active collaboration grouped in cooperatives cells throughout the school year of 2014/15. It is a qualitative ethnographic research with an active participant observation during which the researcher takes part in the activities and interventions in the classroom. The research is divided into two main parts: in the first part, we will do the literature review, discussing the concept of pedagogical innovation and the concept of cooperative learning, seeking to clarify and underpin aspects of the culture, the methodology implementation at the school, learning in cooperation and basing the educational intervention. In the second part, we discuss the survey methodology, featuring the school, space where the research took place, explaining the techniques to be used throughout the process, to investigate whether there is pedagogical innovation in the pathway established by the students and how the students and teachers actions are meaningful in the construction of learning.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesSaho, MariDigitUMaLobão, Regina Célia Marques2018-04-23T00:30:09Z2016-11-14T00:00:00Z2016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1869201831503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:38.156631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
title Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
spellingShingle Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
Lobão, Regina Célia Marques
Aprendizagem
Cooperação
Etnografia
Inovação
Intervenção
Learning
Cooperation
Ethnography
Innovation
Intervention
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
title_full Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
title_sort Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
author Lobão, Regina Célia Marques
author_facet Lobão, Regina Célia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Saho, Mari
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobão, Regina Célia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cooperação
Etnografia
Inovação
Intervenção
Learning
Cooperation
Ethnography
Innovation
Intervention
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Cooperação
Etnografia
Inovação
Intervenção
Learning
Cooperation
Ethnography
Innovation
Intervention
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T00:00:00Z
2016-11-14T00:00:00Z
2018-04-23T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1869
201831503
url http://hdl.handle.net/10400.13/1869
identifier_str_mv 201831503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129916391817216