Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1869 |
Resumo: | A pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem. |
id |
RCAP_6142c54c7682e15ba819a22ac646f1e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aulaAprendizagemCooperaçãoEtnografiaInovaçãoIntervençãoLearningCooperationEthnographyInnovationInterventionCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.The research that incurs on cooperative learning in a Freshman Year class of High School at a public school in the urban area of Pentecoste, in Ceará, investigates and describes the work of students in active collaboration grouped in cooperatives cells throughout the school year of 2014/15. It is a qualitative ethnographic research with an active participant observation during which the researcher takes part in the activities and interventions in the classroom. The research is divided into two main parts: in the first part, we will do the literature review, discussing the concept of pedagogical innovation and the concept of cooperative learning, seeking to clarify and underpin aspects of the culture, the methodology implementation at the school, learning in cooperation and basing the educational intervention. In the second part, we discuss the survey methodology, featuring the school, space where the research took place, explaining the techniques to be used throughout the process, to investigate whether there is pedagogical innovation in the pathway established by the students and how the students and teachers actions are meaningful in the construction of learning.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesSaho, MariDigitUMaLobão, Regina Célia Marques2018-04-23T00:30:09Z2016-11-14T00:00:00Z2016-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1869201831503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:36Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:38.156631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
title |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula Lobão, Regina Célia Marques Aprendizagem Cooperação Etnografia Inovação Intervenção Learning Cooperation Ethnography Innovation Intervention Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
title_full |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula |
author |
Lobão, Regina Célia Marques |
author_facet |
Lobão, Regina Célia Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes Saho, Mari DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobão, Regina Célia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperação Etnografia Inovação Intervenção Learning Cooperation Ethnography Innovation Intervention Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Cooperação Etnografia Inovação Intervenção Learning Cooperation Ethnography Innovation Intervention Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14T00:00:00Z 2016-11-14T00:00:00Z 2018-04-23T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1869 201831503 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1869 |
identifier_str_mv |
201831503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129916391817216 |