Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Sofia Caetano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18206
Resumo: O presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
id RCAP_65de5ce52a5418fb24a7e94bab8b4b69
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaReflexãoInvestigação-açãoColaboraçãoSupervised educational practiceReflectionAction researchCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.This report is required to obtain the master's degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and therefore, through this report, it aims to analyze the Supervised Educational Practice, demonstrating the formative journey of the master student and how the educational practice contributed to her personal and professional growth. The theoretical and legal assumptions that underpinned the entire educational practice were mobilized, which together with the knowledge of the characteristics of the internship contexts led to the practice being appropriate to their particularities and responding to the identified interests and difficulties of children, making them, from a social constructivist learning perspective, protagonists in the construction of their own knowledge. Thus, an articulation of theoretical knowledge and knowledge constructed in practice was sought through contribution of the observation, planning, action and reflection processes of the action research methodology, which allowed for an analytical and reflective attitude in the future dual-profile teacher. The collaboration of the various stakeholders in the educational and training process were important in the constant reflection on and for the practice and in suggesting changes with a view to the personal and professional development of the master's student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Sofia Caetano2021-07-29T13:18:55Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18206TID:202775712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.937553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Oliveira, Ana Sofia Caetano
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Colaboração
Supervised educational practice
Reflection
Action research
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Oliveira, Ana Sofia Caetano
author_facet Oliveira, Ana Sofia Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Sofia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Colaboração
Supervised educational practice
Reflection
Action research
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Colaboração
Supervised educational practice
Reflection
Action research
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:18:55Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18206
TID:202775712
url http://hdl.handle.net/10400.22/18206
identifier_str_mv TID:202775712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468154273792