Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18872 |
Resumo: | Este relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas. |
id |
RCAP_6896e28ed9eafff2f39c78d7cea2b41b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação Musicalabordagem Orff-SchulwerkCriatividadeVivência musicalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas.This report intends to report and to base the pedagogical practices implemented throughout my Supervised Teaching Practice, during the academic year 2016/2017 at the Paulo Quintela Basic School in Bragança. During the period dedicated to the knowledge of the school context, I could observe that the target students had a lack of practical experiences in music education that promoted creativity. In order to overcome the problem, I reinforced mine in an active practice and in the analysis of the literary revision with a focus on several pedagogies and reference musical approaches. Thus, based on a number of authors, such as Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly and Jos Wuytack, among others, I understood that my practice and professional experience was based on his philosophies. My attention fell on Carl Orff, whose Orff-Schulwerk approach became the focus of my performance to explore, from musical experiences, the creativity of students. The methodology followed sought to emphasize a Research-Action in Music Education, in the sense of an ever-growing attitude towards the construction of a practice and fruitful musical experiences.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBCaetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva2019-02-12T14:18:13Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18872TID:201827948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.933980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva Educação Musical abordagem Orff-Schulwerk Criatividade Vivência musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva |
author_facet |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Maria Isabel Ribeiro de Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical abordagem Orff-Schulwerk Criatividade Vivência musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Educação Musical abordagem Orff-Schulwerk Criatividade Vivência musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-02-12T14:18:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/18872 TID:201827948 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/18872 |
identifier_str_mv |
TID:201827948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135352144789504 |