Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marmeleira, João Diogo Penha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11955
Resumo: A necessidade de um profissional reflexivo é a base que sustenta a realização deste relatório de estágio. A reflexão sobre a ação permite que o professor possa melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem conduzindo a uma melhoria tanto no seu desempenho como nodos seus alunos. Para além de reflexivo o professor deve procurar inovar a sua ação. Com isto, torna-se essencial que saiba ser crítico e fundamentar as suas decisões cientificamente definindo as suas ideias com base em pressupostos científicos que também deverão ser questionados por si. A participação na escola e comunidade através de atividades como desporto escolar ou a direção de turma pressupõem que o professor tenha uma formação inicial devidamente abrangente que lhe permita abordar da melhor forma os vários desafios da comunidade escolar. Como professor estagiário todas estas componentes que formam um "bom professor" foram experienciadas neste processo de supervisão pedagógica. Torna-se imperativo que este processo finda com uma reflexão crítica que abranja todas as áreas de desenvolvimento de competências do professor.
id RCAP_689c2fd9cfec040a998bc5768099d914
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes FerreiraEducação FísicaSupervisão pedagógicaProcesso ensino-aprendizagemPlaneamentoAvaliaçãoFormação inicialDiferenciação pedagógicaInvestigaçãoInovaçãoReflexão críticaPhysical EducationPedagogical supervisionTeaching-learning processPlanningAssessmentInitial formationTeaching differentiationInvestigationInnovationCritical reflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA necessidade de um profissional reflexivo é a base que sustenta a realização deste relatório de estágio. A reflexão sobre a ação permite que o professor possa melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem conduzindo a uma melhoria tanto no seu desempenho como nodos seus alunos. Para além de reflexivo o professor deve procurar inovar a sua ação. Com isto, torna-se essencial que saiba ser crítico e fundamentar as suas decisões cientificamente definindo as suas ideias com base em pressupostos científicos que também deverão ser questionados por si. A participação na escola e comunidade através de atividades como desporto escolar ou a direção de turma pressupõem que o professor tenha uma formação inicial devidamente abrangente que lhe permita abordar da melhor forma os vários desafios da comunidade escolar. Como professor estagiário todas estas componentes que formam um "bom professor" foram experienciadas neste processo de supervisão pedagógica. Torna-se imperativo que este processo finda com uma reflexão crítica que abranja todas as áreas de desenvolvimento de competências do professor.The need for a reflective practitioner is the base that supports the realization of this stage report. Reflection on the action allows the teacher to improve their teaching-learning process leading to an improvement both in performance and in their students. In addition to reflective teacher should seek to innovate their action. With this, it is essential to know and be critical reasons for its decisions scientifically defining their ideas based on scientific assumptions that should also be questioned. Participation in the school and community through activities such as school sports or class direction assume that the teacher has a properly comprehensive initial training enabling them to address the best way the various challenges the school community. As a teacher intern all these components that make up a "good teacher" were experienced in this pedagogical supervision process. It is imperative that this process that ends with a critical reflection covering all the teacher's competence development areas.Fernandes, Luís Manuel AguiarChorão, Maria Filomena Caeiro Rosado BastosRepositório da Universidade de LisboaMarmeleira, João Diogo Penha2016-08-05T10:38:19Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11955TID:201932156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:10.082001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
Marmeleira, João Diogo Penha
Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo ensino-aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Formação inicial
Diferenciação pedagógica
Investigação
Inovação
Reflexão crítica
Physical Education
Pedagogical supervision
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Initial formation
Teaching differentiation
Investigation
Innovation
Critical reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_full Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_sort Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
author Marmeleira, João Diogo Penha
author_facet Marmeleira, João Diogo Penha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Luís Manuel Aguiar
Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marmeleira, João Diogo Penha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo ensino-aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Formação inicial
Diferenciação pedagógica
Investigação
Inovação
Reflexão crítica
Physical Education
Pedagogical supervision
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Initial formation
Teaching differentiation
Investigation
Innovation
Critical reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo ensino-aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Formação inicial
Diferenciação pedagógica
Investigação
Inovação
Reflexão crítica
Physical Education
Pedagogical supervision
Teaching-learning process
Planning
Assessment
Initial formation
Teaching differentiation
Investigation
Innovation
Critical reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description A necessidade de um profissional reflexivo é a base que sustenta a realização deste relatório de estágio. A reflexão sobre a ação permite que o professor possa melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem conduzindo a uma melhoria tanto no seu desempenho como nodos seus alunos. Para além de reflexivo o professor deve procurar inovar a sua ação. Com isto, torna-se essencial que saiba ser crítico e fundamentar as suas decisões cientificamente definindo as suas ideias com base em pressupostos científicos que também deverão ser questionados por si. A participação na escola e comunidade através de atividades como desporto escolar ou a direção de turma pressupõem que o professor tenha uma formação inicial devidamente abrangente que lhe permita abordar da melhor forma os vários desafios da comunidade escolar. Como professor estagiário todas estas componentes que formam um "bom professor" foram experienciadas neste processo de supervisão pedagógica. Torna-se imperativo que este processo finda com uma reflexão crítica que abranja todas as áreas de desenvolvimento de competências do professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-05T10:38:19Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11955
TID:201932156
url http://hdl.handle.net/10400.5/11955
identifier_str_mv TID:201932156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131066197344256