Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86 |
Resumo: | A relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores. |
id |
RCAP_6995bb08f4b2c8a30854565e1000f15b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/86 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursosPlano Nacional de Leituraleituraleitura escolartextosA relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2013-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 18-242184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86/74Gamboa, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:07Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/86Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:18.738428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
title |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
spellingShingle |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos Gamboa, Maria José Plano Nacional de Leitura leitura leitura escolar textos |
title_short |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
title_full |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
title_fullStr |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
title_full_unstemmed |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
title_sort |
Plano Nacional de Leitura: na encruzilhada dos discursos |
author |
Gamboa, Maria José |
author_facet |
Gamboa, Maria José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Leitura leitura leitura escolar textos |
topic |
Plano Nacional de Leitura leitura leitura escolar textos |
description |
A relevância social da leitura assim como o investimento político no domínio da promoção leitora, na escola, através da criação do Plano Nacional de Leitura, fazem desta medida política um campo privilegiado para a análise dos modos de receção desenvolvidos pelos professores do ensino básico.O artigo pretende constituir um contributo para o alargamento do conhecimento sobre os processos de construção escolar da leitura, no âmbito do PNL, apresentando igualmente pistas para a avaliação das possibilidades de desenvolvimento e consecução desta medida política, assim como para a defi nição de políticas de formação contínua de professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/86/74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 18-24 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130750578065408 |