Microscópio e conceito de célula: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2066 |
Resumo: | Neste relatório é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da PES II, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais. A interação que ocorreu com os alunos e o professor-investigador antes da regência da disciplina de ciências naturais permitiu verificar que os alunos não se sentiam motivados. Com o intuito de reverter esta situação, e tendo em conta o tema a lecionar “A célula – unidade básica da vida”, optou-se pela realização de aulas práticas com utilização do microscópio ótico composto, optou-se pela realização de aulas mais dinâmicas e facilitar a sua aprendizagem através do microscópio ótico composto (MOC). Pretendia-se verificar as dificuldades de alunos do 5º ano no manuseamento do MOC, e aferir das suas potencialidades para as aprendizagens dos alunos, nomeadamente no que concerne ao conceito de célula. Optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, dando-se primazia a métodos de recolha de dados como a observação, desenhos, questionários, entrevista, produção textual e fotografia. A intervenção pedagógica foi realizada ao longo de oito aulas, sendo que a primeira aula foi dedicada à introdução do tema a trabalhar e a última aula à realização de uma ficha de avaliação. No geral, os alunos não apresentaram dificuldades no cumprimento das regras de transporte e manuseamento seguro do MOC. A maioria não teve dificuldade em montar, focar e iluminar a preparação a observar. A principal dificuldade apresentada pelos alunos no manuseamento do MOC, prende-se com a observação utilizando os dois olhos. Os resultados apontam no sentido de ter existido uma progressão positiva ao longo das aulas quanto à utilização do MOC e que a sua utilização contribuiu positivamente para a aprendizagem de conceitos associadas à célula. Além disso, levou ao aumento do interesse dos alunos nas aulas de Ciências Naturais. |
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