Aprender a sonhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20899
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Neste RE, é feita uma análise reflexiva do percurso do mestrando ao longo da PES, seguindo uma metodologia de investigação-ação, em cada um dos contextos com os quais contactou, passando pelas suas quatro fases que a sustentam: observação, planificação, ação e reflexão. No presente RE, encontra-se também o projeto de investigação construído e desenvolvido durante toda a PES. Durante a PES, o mestrando teve a oportunidade de contactar com o 1.° CEB e o 2.° CEB, em momentos distintos, sendo necessária uma alteração e adaptação dos seus métodos a cada um destes contextos, tendo em conta as particularidades de cada um. Este contacto realizou-se sempre de forma presencial, apesar de muitas vezes não ser possível estar com todos os alunos, uma vez que quase todas as semanas alguns tinham de ficar em isolamento, devido à pandemia COVID-19 vivida no momento. Ao longo de todo o processo, foi objetivado integrar as tecnologias na educação destes alunos, utilizando alguns recursos tecnológicos nas salas de aula, aplicando-os de formas diferentes consoante a familiarização dos contextos com determinado recurso e de modo a perceber possíveis vantagens e desvantagens de determinado material, sendo, portanto, o presente RE intitulado de Aprender a sonhar: tecnologias na Educação.
id RCAP_6bb0a5881bb4de2cc793328feaa9cac8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a sonharTecnologias na EducaçãoPrática de ensino supervisionadaTecnologiaInovaçãoReflexãoSupervised teaching practiceTechnologyInnovationReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Neste RE, é feita uma análise reflexiva do percurso do mestrando ao longo da PES, seguindo uma metodologia de investigação-ação, em cada um dos contextos com os quais contactou, passando pelas suas quatro fases que a sustentam: observação, planificação, ação e reflexão. No presente RE, encontra-se também o projeto de investigação construído e desenvolvido durante toda a PES. Durante a PES, o mestrando teve a oportunidade de contactar com o 1.° CEB e o 2.° CEB, em momentos distintos, sendo necessária uma alteração e adaptação dos seus métodos a cada um destes contextos, tendo em conta as particularidades de cada um. Este contacto realizou-se sempre de forma presencial, apesar de muitas vezes não ser possível estar com todos os alunos, uma vez que quase todas as semanas alguns tinham de ficar em isolamento, devido à pandemia COVID-19 vivida no momento. Ao longo de todo o processo, foi objetivado integrar as tecnologias na educação destes alunos, utilizando alguns recursos tecnológicos nas salas de aula, aplicando-os de formas diferentes consoante a familiarização dos contextos com determinado recurso e de modo a perceber possíveis vantagens e desvantagens de determinado material, sendo, portanto, o presente RE intitulado de Aprender a sonhar: tecnologias na Educação.This Internship Report (IR) is part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, inserted the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This IR provides a reflective analysis of the master's student's journey throughout the (STP), following an research-action methodology in each of the contexts with which he was in contact with, going through the four phases that support it: observation, planning, action and reflection. In this IR, we also find the research project built and developed during the entire STP. During said STP, the Master’s student had the opportunity to contact the 1st CBE and the 2nd CBE, at different times, having the need to change and adapt his methods while in each of these contexts, taking into account the particularities of each one. This contact was always made in person, although it was often not possible to be with all the students, since almost every week there were some in isolation, due to the (at the time) ongoing COVID-19 pandemic. Throughout the process, it was aimed to integrate technologies into the educative process of these students, using technological resources in the classrooms, applying them in different ways depending on the familiarity of the contexts with a particular resource and in order to understand possible advantages and disadvantages of certain material, being, therefore, the present IR entitled Learning to dream: technologies in Education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, João Pedro Meneses Ribeiro2022-09-28T11:43:23Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20899TID:203074335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:59.206886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a sonhar
Tecnologias na Educação
title Aprender a sonhar
spellingShingle Aprender a sonhar
Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro
Prática de ensino supervisionada
Tecnologia
Inovação
Reflexão
Supervised teaching practice
Technology
Innovation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender a sonhar
title_full Aprender a sonhar
title_fullStr Aprender a sonhar
title_full_unstemmed Aprender a sonhar
title_sort Aprender a sonhar
author Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro
author_facet Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbot, António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Tecnologia
Inovação
Reflexão
Supervised teaching practice
Technology
Innovation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Tecnologia
Inovação
Reflexão
Supervised teaching practice
Technology
Innovation
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Neste RE, é feita uma análise reflexiva do percurso do mestrando ao longo da PES, seguindo uma metodologia de investigação-ação, em cada um dos contextos com os quais contactou, passando pelas suas quatro fases que a sustentam: observação, planificação, ação e reflexão. No presente RE, encontra-se também o projeto de investigação construído e desenvolvido durante toda a PES. Durante a PES, o mestrando teve a oportunidade de contactar com o 1.° CEB e o 2.° CEB, em momentos distintos, sendo necessária uma alteração e adaptação dos seus métodos a cada um destes contextos, tendo em conta as particularidades de cada um. Este contacto realizou-se sempre de forma presencial, apesar de muitas vezes não ser possível estar com todos os alunos, uma vez que quase todas as semanas alguns tinham de ficar em isolamento, devido à pandemia COVID-19 vivida no momento. Ao longo de todo o processo, foi objetivado integrar as tecnologias na educação destes alunos, utilizando alguns recursos tecnológicos nas salas de aula, aplicando-os de formas diferentes consoante a familiarização dos contextos com determinado recurso e de modo a perceber possíveis vantagens e desvantagens de determinado material, sendo, portanto, o presente RE intitulado de Aprender a sonhar: tecnologias na Educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T11:43:23Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20899
TID:203074335
url http://hdl.handle.net/10400.22/20899
identifier_str_mv TID:203074335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497386475520