Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69759 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_6c08d82d5fd7857e57d51760d4b46922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69759 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociaisConflict management: from conflict to the development of social skillsCompetências sociaisConflitoEducação de infânciaInteração entre paresConflictEarly childhood educationPeer interactionSocial skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade do Minho, abarcando um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido nas valências Creche e Jardim de Infância. A temática emergiu de uma observação sistemática das crianças e do contexto, especificamente a observação de diversos conflitos. Estes conflitos eram maioritariamente visíveis no tempo das áreas e do recreio, ocorridos em contexto de interações das crianças, como por exemplo, dificuldade na partilha de objetos. Assim, os objetivos deste projeto passaram por procurar promover relações sociais positivas entre as crianças e estimular a aprendizagem de competências de resolução de conflitos, contribuindo para o desenvolvimento da importância da escuta e do respeito pelo outro. Tendo observado que os jogos e as histórias eram muito apreciados e um meio fundamental para a construção de valores por parte da criança, optei pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica com recurso a histórias, que abrangesse vários domínios curriculares e que procurasse implementar um conjunto de estratégias de intervenção, através da criação de oportunidades que promovessem a aprendizagem de resolução de conflitos entre pares. Os dados e informações recolhidos através da observação e da reflexão sobre a ação permitiram identificar mudanças ao nível do desenvolvimento de relações sociais positivas e das estratégias de resolução de conflitos adotadas pelas crianças, bem como a relevância do apoio dos adultos, tendo em vista o bem-estar e desenvolvimento das crianças.This report was held within the curricular unit of Internship, as part of the Master's degree in Preschool Education, at the University of Minho, and encompasses a Pedagogical Intervention Project developed in the context of Nursery and Kindergarten. This topic emerged from a systematic observation of the children and their context, specifically the observation of various conflicts. These conflicts were mostly visible during breaks and recreation period, resulting mainly from children's interactions, such as difficulty in sharing objects. Thus, the objectives of this project were to seek to promote positive social relations between children and stimulate the learning of conflict resolution skills, encouraging the development listening and respect. Having observed that games and stories were very appreciated and a fundamental tool for the construction of the child's personal values, I opted for the development of a pedagogical intervention project while using stories as the primary mean of dissemination, covering various curricular domains and seeking to implement a set of intervention strategies through the creation of opportunities that promote the learning of conflict resolution between peers. The data and information collected through observation and reflection on the action, allowed me to identify changes in the development of positive social relations and conflict resolution strategies adopted by the children, as well as the significance of support from adults, with emphasys on the wellbeing and development of the children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFerreira, Mafalda Teixeira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69759por202544907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:14.362473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais Conflict management: from conflict to the development of social skills |
title |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
spellingShingle |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais Ferreira, Mafalda Teixeira Competências sociais Conflito Educação de infância Interação entre pares Conflict Early childhood education Peer interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
title_full |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
title_fullStr |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
title_full_unstemmed |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
title_sort |
Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais |
author |
Ferreira, Mafalda Teixeira |
author_facet |
Ferreira, Mafalda Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parente, Maria Cristina Cristo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais Conflito Educação de infância Interação entre pares Conflict Early childhood education Peer interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências sociais Conflito Educação de infância Interação entre pares Conflict Early childhood education Peer interaction Social skills Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69759 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202544907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132763610152960 |