Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mafalda Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69759
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6c08d82d5fd7857e57d51760d4b46922
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociaisConflict management: from conflict to the development of social skillsCompetências sociaisConflitoEducação de infânciaInteração entre paresConflictEarly childhood educationPeer interactionSocial skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade do Minho, abarcando um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido nas valências Creche e Jardim de Infância. A temática emergiu de uma observação sistemática das crianças e do contexto, especificamente a observação de diversos conflitos. Estes conflitos eram maioritariamente visíveis no tempo das áreas e do recreio, ocorridos em contexto de interações das crianças, como por exemplo, dificuldade na partilha de objetos. Assim, os objetivos deste projeto passaram por procurar promover relações sociais positivas entre as crianças e estimular a aprendizagem de competências de resolução de conflitos, contribuindo para o desenvolvimento da importância da escuta e do respeito pelo outro. Tendo observado que os jogos e as histórias eram muito apreciados e um meio fundamental para a construção de valores por parte da criança, optei pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógica com recurso a histórias, que abrangesse vários domínios curriculares e que procurasse implementar um conjunto de estratégias de intervenção, através da criação de oportunidades que promovessem a aprendizagem de resolução de conflitos entre pares. Os dados e informações recolhidos através da observação e da reflexão sobre a ação permitiram identificar mudanças ao nível do desenvolvimento de relações sociais positivas e das estratégias de resolução de conflitos adotadas pelas crianças, bem como a relevância do apoio dos adultos, tendo em vista o bem-estar e desenvolvimento das crianças.This report was held within the curricular unit of Internship, as part of the Master's degree in Preschool Education, at the University of Minho, and encompasses a Pedagogical Intervention Project developed in the context of Nursery and Kindergarten. This topic emerged from a systematic observation of the children and their context, specifically the observation of various conflicts. These conflicts were mostly visible during breaks and recreation period, resulting mainly from children's interactions, such as difficulty in sharing objects. Thus, the objectives of this project were to seek to promote positive social relations between children and stimulate the learning of conflict resolution skills, encouraging the development listening and respect. Having observed that games and stories were very appreciated and a fundamental tool for the construction of the child's personal values, I opted for the development of a pedagogical intervention project while using stories as the primary mean of dissemination, covering various curricular domains and seeking to implement a set of intervention strategies through the creation of opportunities that promote the learning of conflict resolution between peers. The data and information collected through observation and reflection on the action, allowed me to identify changes in the development of positive social relations and conflict resolution strategies adopted by the children, as well as the significance of support from adults, with emphasys on the wellbeing and development of the children.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoFerreira, Mafalda Teixeira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69759por202544907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:14.362473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
Conflict management: from conflict to the development of social skills
title Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
spellingShingle Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
Ferreira, Mafalda Teixeira
Competências sociais
Conflito
Educação de infância
Interação entre pares
Conflict
Early childhood education
Peer interaction
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
title_full Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
title_fullStr Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
title_full_unstemmed Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
title_sort Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais
author Ferreira, Mafalda Teixeira
author_facet Ferreira, Mafalda Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mafalda Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Conflito
Educação de infância
Interação entre pares
Conflict
Early childhood education
Peer interaction
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências sociais
Conflito
Educação de infância
Interação entre pares
Conflict
Early childhood education
Peer interaction
Social skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69759
url http://hdl.handle.net/1822/69759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202544907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132763610152960