Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36385
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_6ca81e96693ee7e4462d082b1724c4c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSSFormação profissionalFormação profissional contínuaIPSSNecessidades de formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório de estágio desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e Formação. O estágio curricular foi desenvolvido no centro de formação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tendo como principal objetivo conhecer de que modo é realizado o diagnóstico de necessidades de formação e quais os seus contributos para a construção do plano anual de formação, numa organização que se caracteriza por ser uma instituição particular de solidariedade social. De forma a atingir o meu objetivo, e através de uma investigação do tipo qualitativo, utilizei a observação participante, a análise documental e entrevistas semi-diretivas como principais técnicas de recolha de dados. Neste processo foi possível concluir que a APAV realiza o seu diagnóstico de necessidades, tendo por base: os resultados obtidos nos questionários que aplicam no final de cada ação de formação; os inquéritos por questionários que enviam no último trimestre; e ainda, o que resulta do balanço trimestral que realizam. Concluo também que os resultados obtidos não evidenciam necessidades de formação, mas sim um desejo. Além disso, quando há uma formação para colmatar reais necessidades, os formandos não comparecem por considerarem haver outras prioridades.This internship report is developed within the scope of the Master in Education and Training in the area of specialization of the Organization and Management of Education and Training. The curricular internship was developed at the Training Center of the Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), With this work, the main objective was to know how the needs diagnosis is carried out and what its impact is in the construction of the annual training plan, in an organization characterized by being a private social solidarity institution. To achieve my objective, and through qualitative research, I opted for a work methodology where I used participant observation, documentary analysis and even survey techniques through semi-directive interviews. In this process it was possible to conclude that the APAV makes its needs diagnosis, based on the results obtained in the questionnaires that apply at the end of each training action, the surveys by questionnaires that send in the last quarter and still what results from the balance on a quarterly basis. I also conclude that the results obtained do not show training needs, but rather a desire. In addition, I realize that when training is needed to meet real needs, trainees do not attend because they feel there are other priorities.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-2019-01-14T12:07:08Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36385TID:202200663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:41.393258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
title Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
spellingShingle Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
Gonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-
Formação profissional
Formação profissional contínua
IPSS
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
title_full Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
title_fullStr Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
title_full_unstemmed Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
title_sort Os processos de diagnóstico de necessidades de formação numa IPSS
author Gonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-
author_facet Gonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mariana Isabel de Jesus, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Formação profissional contínua
IPSS
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional
Formação profissional contínua
IPSS
Necessidades de formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-14T12:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36385
TID:202200663
url http://hdl.handle.net/10451/36385
identifier_str_mv TID:202200663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134441838215168