A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/703
Resumo: O nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino.
id RCAP_6d8a8444f3d76934ef7fa2cde8bf690d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridadeO nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino.Our study had as its object the way that students understand History, namely regarding the theme Creation of Portugal / Reign of Afonso Henriques. The sample consists of 30 students of the 4th year of the basic schooling, selected from a school of the 1st Cycle of the Basic Schooling of the North of Portugal, in the suburban area of Guimarães' city. None of them had studied, until then, the referred historical theme. The main goal of our study was to identify what type of ideas / knowledge do children build from Children and Youth’ Literature. To reach that purpose, two specific questions were formulated: What type of knowledge do they build when they read a Prose Text? What type of knowledge do they build when they read a comic strip? Based on a content analysis of a narrative, built by the students, and based on a worksheet applied to the students above referred, there were similarities and differences between the two groups: The students' group that worked on the Prose Text and the students' group that worked on the comic strip. Concerning the similarities and differences found in the two groups of students, we suggested a group of strategies that can contribute to a better historical understanding to the children in this teaching level.Universidade do MinhoFertuzinhos, Carlos Jorge Martins20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:59.367544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
spellingShingle A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins
title_short A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_fullStr A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_sort A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
author Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins
author_facet Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins
description O nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/703
url http://hdl.handle.net/1822/703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132239823372288