A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/703 |
Resumo: | O nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino. |
id |
RCAP_6d8a8444f3d76934ef7fa2cde8bf690d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridadeO nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino.Our study had as its object the way that students understand History, namely regarding the theme Creation of Portugal / Reign of Afonso Henriques. The sample consists of 30 students of the 4th year of the basic schooling, selected from a school of the 1st Cycle of the Basic Schooling of the North of Portugal, in the suburban area of Guimarães' city. None of them had studied, until then, the referred historical theme. The main goal of our study was to identify what type of ideas / knowledge do children build from Children and Youth’ Literature. To reach that purpose, two specific questions were formulated: What type of knowledge do they build when they read a Prose Text? What type of knowledge do they build when they read a comic strip? Based on a content analysis of a narrative, built by the students, and based on a worksheet applied to the students above referred, there were similarities and differences between the two groups: The students' group that worked on the Prose Text and the students' group that worked on the comic strip. Concerning the similarities and differences found in the two groups of students, we suggested a group of strategies that can contribute to a better historical understanding to the children in this teaching level.Universidade do MinhoFertuzinhos, Carlos Jorge Martins20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:59.367544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
title |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins |
title_short |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
title_full |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
title_sort |
A aprendizagem da história no 1º ciclo do Ensino Básico e o uso do texto prosa e da banda desenhada : um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade |
author |
Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins |
author_facet |
Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fertuzinhos, Carlos Jorge Martins |
description |
O nosso estudo teve como objecto os modos como os alunos compreendem a História, nomeadamente no que concerne ao tema da Formação de Portugal/ Reinado de Afonso Henriques. A amostra consiste em 30 alunos do 4º ano do Ensino Básico, seleccionados de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte de Portugal, na zona suburbana da cidade de Guimarães. Nenhum deles tinha estudado, até então, o tema histórico referido. O principal objectivo do nosso estudo foi identificar que tipo de ideias/conhecimentos as crianças constroem a partir da leitura de Literatura Infanto – Juvenil. Para atingir esse propósito, duas perguntas específicas foram formuladas: Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem um Texto Prosa? Que tipo de conhecimentos constroem quando lêem uma Banda Desenhada? Baseados na análise de conteúdo de uma narrativa, construída pelos alunos, e de uma ficha de trabalho administrada aos alunos acima referidos, encontraram-se semelhanças e diferenças nos dois grupos: O grupo de alunos que trabalhou o Texto Prosa e o grupo de alunos que trabalhou a Banda Desenhada. Com base nas semelhanças e diferenças encontradas nos dois grupos de alunos, propôs-se um conjunto de estratégias que possam contribuir para uma melhor compreensão histórica das crianças deste nível de ensino. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/703 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132239823372288 |