Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12143 |
Resumo: | O presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares. |
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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagem por descobertaAprendizagem ativaExperiências de aprendizagemO presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares.This report is part of the Practice of Supervised Teaching curricular subject of the Master’s degree in Preschool Education. It aims at describing the educational action performed in kindergartens context in a classroom with 4-year-old children. This study encompasses the characterisation of the educational context and the justification of the educational options. It was based on the promotion of a critical, constructive reflection and analysis about learning experiences carried out in the institution, aiming at improving children’s significant and diverse learnings. The whole educational action was conceived to have their starting point in the children's general development, meeting their interests and needs, and helping them to develop relevant skills at several different content areas of Curricular Guidelines.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBVicente, Ana Patrícia Teixeira2015-10-08T08:31:08Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12143TID:201989867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:31.645199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar pretende, apresentar a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim-de-infância numa sala de crianças com 4 anos de idade. Este trabalho inclui a caraterização do contexto educativo, a fundamentação das opções educativas e teve como base a fomentação de uma reflexão e análise crítica e construtiva de experiências de aprendizagem realizadas na instituição no sentido de contribuírem para aprendizagens significativas e diferenciadas das crianças. Toda a ação educativa foi pensada tendo como ponto de partida o desenvolvimento geral das crianças, indo ao encontro dos seus interesses e das suas necessidades e procurando que estas desenvolvessem competências relevantes ao nível das diferentes áreas de conteúdo das Orientações Curriculares. |
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