Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2707 |
Resumo: | O presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas. |
id |
RCAP_7057addbb5f581a8e03d516ae55ccf93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaEnsino-aprendizagemPrática docenteAlunosPedagogical internshipPhysical educationTeaching-learningSchoolTeaching practiceStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas.This report follows the Pedagogical Internship held in the school year 2018/2019 in the 2nd and 3rd Cycles School Dr. Eduardo Brazão de Castro. This document aims to present, substantiate and reflect the decisions made in the four major activities of the Pedagogical Internship, defined by the programmatic lines of activities and evaluation of the Physical Education Teaching Master Degree of the University of Madeira. The teaching practice occurred in a 3rd cycle class. In the physical and sports activities teaching provide by the Physical Education National Program, one of our concerns was to put the student at the center of the pedagogical process. Indeed, throughout the teaching-learning process, we tried to intervene from teaching methodologies and strategies, in concordance with this conceptual framework. The teaching practice also contemplated the observation and analysis of other pedagogical interventions. The intervention activities in the school community consisted on the collaboration with the school’s Physical Education disciplinary group, as well as, the promotion of a canoeing and stand-up paddle activity. There was, also two integration in the environment activities. The class characterization made it possible to provide information about students to the class council. The activity of curricular extension resulted of the invasion games competence model (MCJDCI) and sought to gather students, parents and teachers around the work done by the intervention classes, during the 1st period of the school year and to reflect on healthy lifestyle habits, including physical activity. The scientific-pedagogical nature activities focused on the investigation on pedagogical strategies for the teaching of invasion games in the Physical Education class, emphasizing the educational potential of the MCJDCI. The Pedagogical Internship was a stage of personal and professional transformation, resulting in the maturation and development of specific skills for future, sustained and autonomous pedagogical interventions.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaCaldeira, Romualdo Aires Gonçalves2020-01-29T11:26:19Z2019-12-17T00:00:00Z2019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2707202375030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.525769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves Estágio pedagógico Educação física Escola Ensino-aprendizagem Prática docente Alunos Pedagogical internship Physical education Teaching-learning School Teaching practice Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro |
author |
Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves |
author_facet |
Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Escola Ensino-aprendizagem Prática docente Alunos Pedagogical internship Physical education Teaching-learning School Teaching practice Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Escola Ensino-aprendizagem Prática docente Alunos Pedagogical internship Physical education Teaching-learning School Teaching practice Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T00:00:00Z 2019-12-17T00:00:00Z 2020-01-29T11:26:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2707 202375030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2707 |
identifier_str_mv |
202375030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129926370066432 |