O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Filipa Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38215
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_710b3e0b800d2604e012a0efad6a9d64
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um casoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Centro Social Brito, durante a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No contexto da intervenção pedagógica foi desenvolvido um trabalho de projeto tendo em conta as questões de um grupo de crianças de 4 anos, que ao longo de vários meses procuraram de diversas formas (pesquisas, visitas, entrevistas, inquéritos e construção de um livro) encontrar respostas para as suas questões. A intervenção pedagógica baseou-se em reconhecer as potencialidades da metodologia de trabalho de projeto, bem como, o papéis assumidos pelas crianças e pelos adultos nesta metodologia. Tendo em conta, que esta intervenção foi desenvolvida seguindo os princípios da metodologia de investigação ação, procurou evidenciar a pesquisa, a descoberta e um constante estudo, permitindo melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A análise desta intervenção pedagógica procurou ser reflexiva e contínua ao longo de todo o processo. Assim, fui refletindo sobre as vantagens de trabalhar sobre esta metodologia. Esta intervenção pedagógica permitiu-me uma reconstrução da minha prática profissional, pois, através dos momentos de autorreflexão, de pesquisa e descoberta, fuime apercebendo da importância de criar momentos de qualidade para as crianças. Perante isto, ao longo desta intervenção foram discutidos e analisados conceitos e ideias fundamentais para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade. A intervenção pedagógica permitiu ainda conhecer as aprendizagens realizadas pelas crianças ao longo do projeto, visto que, à medida que o projeto se ia desenvolvendo as crianças e os adultos adquiriram conhecimentos, competências interpessoais, um espírito crítico e um melhoramento da capacidade de argumentação. Assim, a prática deste projeto contribuiu para um crescimento como pessoa e profissional.This internship report presents the pedagogical intervention project developed in the Centro Social de Brito, during Supervised Teaching Practice under the Master in Pre-School and Elementary School Teaching. In the context of educational intervention it was developed a project work, taking account the questions of a group of children 4 years old, they have sought, for several months, various ways to respond their questions (researches, visits, interviews, surveys and building a book). The pedagogical intervention was based on recognizing the potential of project work methodology, as well as the role played by children and adults in this methodology. Taking into account that this intervention was developed following the principles of action-research methodology, it sought to highlight the research, discovery and a constant study, thereby improving, the teaching-learning process. The analysis of this pedagogical intervention sought to be reflexive and continuous. Thus, I was reflecting on the advantages of working on this methodology. This pedagogical intervention allowed me a reconstruction of my professional practice, because I was noting the importance of creating quality time for children, through the moments of self-reflection, research and discovery. Thus throughout this intervention, were discussed and analyzed concepts and ideas for the development of quality learning. The educational intervention helped to meet the learning achieved by children throughout the project, since as the project was developing children and adults acquire knowledge, interpersonal skills, a critical spirit and an improvement of the reasoning capacity. Thus, the practice of this project contributed for a personal and professional growth.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoBarbosa, Ana Filipa Mendes20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38215por201514176info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:30.642533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
title O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
spellingShingle O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
Barbosa, Ana Filipa Mendes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
title_full O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
title_fullStr O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
title_full_unstemmed O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
title_sort O papel de crianças e adultos no desenvolvimento de um Trabalho de projeto: relato de um caso
author Barbosa, Ana Filipa Mendes
author_facet Barbosa, Ana Filipa Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Filipa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38215
url http://hdl.handle.net/1822/38215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132654872821760