Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14612 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto. |
id |
RCAP_710c1b29fa8737a7f7af1888054d291e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14612 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática vocal nas aulas de Educação MusicalEducação musicalPrática de Ensino SupervisionadaPrática VocalMusic EducationSupervised Teaching PracticeVocal PracticeDomínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto.This report was developed in the scope of the Master's Degree on Teaching Basic Musical Education in Educational School of the Porto's Polytechnic Institute. The first chapter exposes the characterization of the contexts where the supervised teaching practice took place: schools, classes and educational communities. The second chapter encompasses a reflection and rational of the options made throughout the educational practices, which is based on the experience gained during the classes observed and taught. The third chapter is devoted to the research project on theme: “The vocal practice of teachers in Music Education classes”. This seeks to a better understand of the teacher’s opinions about the singing activities they perform with the students. At last, a questionnaire was used to understand the beliefs of music teachers on Generic and Vocational Education. After analyzing and interpreting the data obtained, this research study allowed us to conclude that singing practice is widely approached in Music Education classes. It was also possible to collect information about this practice, what type of repertoire they use, what are their main resources, the most important objectives and the attitudes of students in relation to singing activity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMiranda, Ana Rita Rêgo2019-09-16T13:32:05Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14612TID:202284530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.525107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Prática vocal nas aulas de Educação Musical |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Miranda, Ana Rita Rêgo Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Prática Vocal Music Education Supervised Teaching Practice Vocal Practice Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Miranda, Ana Rita Rêgo |
author_facet |
Miranda, Ana Rita Rêgo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boal-Palheiros, Graça Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ana Rita Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Prática Vocal Music Education Supervised Teaching Practice Vocal Practice Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Educação musical Prática de Ensino Supervisionada Prática Vocal Music Education Supervised Teaching Practice Vocal Practice Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16T13:32:05Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14612 TID:202284530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14612 |
identifier_str_mv |
TID:202284530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131436613107712 |